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Você tem um Pequeno Negócio? Aprenda a separar CPF de CNPJ.

Você tem um Pequeno Negócio? Aprenda a separar CPF de CNPJ.

Gestão Financeira

Atualizado em 23/01/2023

Por vocação ou necessidade, o número de pessoas donas do próprio negócio disparou. E infelizmente, metade destas novas empresas não terá vida longa. Em torno de 25% devem fechar as portas antes de completar dois anos, apontam estudos do Sebrae. O motivo? Em parte, por terem que quitar dívidas que não são delas.

Mesmo o MEI (Microempreendedor Individual) deve separar as receitas e despesas da empresa das contas que a pessoa física tem que pagar.

Essa confusão nos números acaba sacrificando o caixa da empresa em benefício do dono. E muitas vezes, quando o empreendedor percebe o quanto isso é prejudicial, já é tarde demais.

Os micro e pequenos negócios representam praticamente 90% dos empreendimentos do país. Muitos deles perderam o emprego na pandemia e empreender foi a única opção. A maioria tem boa qualificação profissional, mas pouco conhecimento em gestão.

Estudos revelam que de cada 10 empresas, 4 fecham as portas por falta de planejamento financeiro. E a confusão com os gastos é um dos principais motivos.

Muita gente confunde CPF e CNPJ e isso coloca em xeque a saúde financeira da empresa.

O erro que a maioria dos pequenos empresários cometem

Tem empreendedor que está dentro da empresa, aí chega uma conta de casa – luz, água, ou o colégio do filho – e ele já coloca no caixa, pagando aquela conta como se fosse uma despesa da pessoa jurídica. Isso vai fazer falta logo à frente.

A orientação é definir um valor fixo de retirada mensal – o que os contadores chamam de pró-labore. Isso nada mais é do que a remuneração, uma espécie de salário ao dono do negócio pelo tempo e pelo esforço dedicados à empresa.

Uma sugestão é verificar o salário médio que os profissionais que fazem o mesmo que você, recebem.

Não basta a empresa ser sua que o seu salário será o dobro ou triplo do mercado.

Como estipular qual será o salário do dono do negócio

Vamos tomar como exemplo um microempreendedor, dono de um salão de beleza. O salário médio de um cabeleireiro hoje é de R$ 2.400,00 na região da capital. O ideal é que o dono do salão deve começar com esse parâmetro e retirar esse valor mensalmente, considerando como sendo seu salário. O lucro, deve ser reinvestido na empresa e garantir um capital de giro, além de fazer um fluxo de caixa.

É importante ter conhecimento de todas as receitas e despesas como água, luz, internet, aluguel etc. Com o passar do tempo e a receita aumentando, o valor do pró-labore poderá ser revisto.

Mas o que se vê na prática é muita gente limpando o caixa da empresa para fazer a reforma da casa ou comprar um carro novo, no lugar de usar esta verba para expandir o negócio, comprar um equipamento ou investir na divulgação da marca. E aí, sem nenhuma reserva, basta um pequeno imprevisto e a empresa se vê sem dinheiro.

Organizar os custos para diminuí-los é fundamental

Quem mantém o CNPJ afastado do CPF tem facilidade em dizer se a empresa está dando lucro, qual o valor das sobras e também dos custos de manutenção. E ter isso à mão permite reavaliar suas escolhas e promover mudanças para tornar sua gestão mais eficiente.

Quanto você gasta com produtos de limpeza? E com juros? E com as tarifas do banco?

Rever custos também envolve a renegociação de dívidas. A pandemia gerou uma quebra brusca na demanda. Muitas empresas viram o faturamento despencar de um mês para o outro e não conseguiram honrar seus compromissos financeiros.

Fugir dos credores definitivamente, não é o caminho. O melhor é ter uma conversa franca e honesta, expondo suas dificuldades e solicitando um prazo maior para quitar a dívida.

Se necessitar de um empréstimo para manter a empresa funcionando, pesquise! Não assine contrato com o primeiro que lhe oferecer, há várias linhas de crédito disponíveis no mercado, e com juros cada vez menores.

Para quem anda meio desmotivado, mais uma vez os números comprovam que a reação econômica já começou.

Além disso, há várias oportunidades em meio à crise. Muitas empresas que não vendiam pela internet começaram a vender. Aproveite esta oportunidade para verificar se não tem outros nichos de mercado que você pode explorar.

Por fim, ao idealizar um novo negócio, conte com a Solvção para que seja um processo tranquilo e o menos burocrático possível!

Estamos à disposição para ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, é só entrar em contato com a gente pelo telefone 11 4858-4085 ou WhatsApp 11 95050-1217 ou e-mail: contato@solvcao.com.br

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Aqui na Solvção você encontra o que precisa! Nós cuidamos de toda a sua contabilidade enquanto você foca nos seus negócios!
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