Após as lojas físicas adentrarem o ambiente on-line, chegou a vez destas conquistarem os espaços off-line, se adaptando ao novo perfil de consumidor e ao avanço da tecnologia.
O perfil dos novos consumidores escolhe a praticidade do e-commerce e não abre mão de uma experiência direta com as marcas e produtos.
O que é o Comércio Unificado?
Se trata de um conjunto de lojas consolidadas, reunidas em um software, permitindo integrar canais de vendas e melhorando a experiência de compra dos clientes.
Essas plataformas são voltadas para a conexão e gestão de canais de vendas, facilitando toda a parte administrativa aos lojistas.
Os softwares que têm foco em serviço, sincroniza, simplifica e melhora todo o atendimento e processos relacionados ao varejo. Através deles também é possível integrar canais digitais com lojas virtuais.
Além dessas soluções voltadas para o varejo Business to Consumer (B2C), esse comércio também é útil para o e-commerce B2B, permitindo a integração dos canais, facilitando a gestão e atingindo novos públicos.
Lições dos novos modelos de venda no varejo
Ser multicanal: O perfil atual de consumidor se comunica por multicanais e, para o processo de compra não é diferente. Para se alinhar com esse perfil de clientes, a empresa precisa considerar os canais utilizados pelo público e incluí-los no processo de venda.
Promova experiências usando a tecnologia: As lojas físicas estão sendo transformadas pela tecnologia, focando em trazer praticidade e proporcionando experiências únicas.
Alcançar os consumidores pensando em mobile: Pesquisas apontam que cerca de 1/3 das compras em 2018 foram realizadas por meio de smartphones. Ou seja, no ambiente on e off-line, o smartphone está ligado diretamente ao processo de decisão do consumidor.
Não é apenas no varejo que a tecnologia impacta no processo de compra. Estudos apontam que as empresas têm tido a necessidade de se adaptarem para a nova era comandada por dados e ferramentas digitais. Os softwares de inteligência artificial e análise de dados terão um papel importante para atender o público, prever vendas futuras e planejar novas estratégias.
É importante saber que nem sempre os clientes querem interagir com o vendedor
O canal ideal para interagir com os clientes B2B varia de acordo com sua frequência de compra, por isso é importante analisar e saber quando utilizar o melhor canal.
Futuramente, a comunicação contará com algoritmos que, a partir de análises internas e externas, vão ajudar a identificar e atrair leads quentes.
“Muitas pessoas pensam que “vender” é o mesmo que “falar”. Mas os vendedores mais eficazes sabem que ouvir é a parte mais importante do seu trabalho.” – Roy Bartell
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