Colocar o preço nos produtos é uma ação estratégica que assegura a permanência da empresa no mercado, pois o preço envolve a identificação do valor que gera a competição, lucro e atração para o negócio.
Vale lembrar que um preço errado pode colocar seu negócio em risco. Ele tem um peso estratégico e você pode ajustá-lo para aumentar suas vendas e seu faturamento de forma imediata, aumentando sua participação de mercado e reagindo às estratégias dos concorrentes.
Além disso, tenha em mente o lucro que você pretende embutir no preço, garantindo a lucratividade do seu negócio, evitando surpresas desagradáveis na hora de fechar o caixa.
No decorrer desse artigo, você saberá como fazer a precificação de forma correta dos seus produtos e serviços.
A análise para o preço do produto
Definir o preço de um produto depende do equilíbrio entre preço de mercado e valor de gastos fixos e variáveis da empresa. Veja:
Custos: é o gasto da fabricação de um produto, com matéria-prima, mão de obra, fornecedores e outros gastos necessários.
Despesas: todo o gasto relacionado à estrutura administrativa e comercial da empresa e aos investimentos como aluguel, eletricidade, limpeza, segurança, água, etc.
Além disso, é importante lembrar dos gastos variados como transporte para entrega ou comissão de vendedores.
Tudo é uma questão de equilíbrio
O valor do seu produto não pode ser tão alto, pois pode desestimular a compra; mas deve ser alto o suficiente para gerar lucro, ou seja, deve equilibrar as despesas, estar na faixa de preços do mercado, atingir o lucro e ainda ser atrativo para os consumidores.
Confira aqui os cinco passos de como encontrar esse equilíbrio na sua precificação.
Calcular o custo da unidade
É necessário levantar o quanto foi gasto para produzir ou comprar cada unidade do produto.
Saber o custo da matéria prima, o tempo de produção, o custo de distribuição, custo da mão de obra, etc., são fundamentais.
No caso da venda de serviços, é necessário saber o tempo gasto para cada atividade, estabelecendo um valor que cubra as horas trabalhadas, o custo e que gere uma porcentagem de lucro.
Contabilizar as despesas
É preciso compreender as despesas, definindo os gastos fixos e variáveis. Lembrando que:
– Custos variáveis dependem do volume de venda;
– Custos fixos devem ser pagos independente do faturamento.
Respeite a margem
Ao definir uma margem que o seu negócio sobreviva, ela deve ser respeitada, a não ser que a estratégia precise ser modificada.
Caso um item dê prejuízo, não tem porquê mantê-lo em estoque.
Você deve comprar bem e vender ainda melhor.
Conheça e entenda o Markup e a Margem de Lucro
Existem muitos empreendedores que não conhecem markup e outros que confundem esse termo com a margem de lucro.
Vale pontuar que:
– Margem de lucro é a porcentagem que volta para o caixa após todos os custos serem pagos;
é obtida subtraindo os custos do preço final do produto;
– Markup é a porcentagem aplicada nos produtos, ou seja, o lucro que você deseja.
Estudar o mercado
Além de verificar os preços, é preciso entender minuciosamente como o mercado funciona antes de precificar seu produto ou serviço;
Saiba quanto vendem, por quanto e para quem estão vendendo. Dessa forma, você descobre se seu preço de venda está acima do mercado, e para não ficar com estoque parado, você pode considerar uma redução desse valor.
Mas se a margem de lucro for apertada, talvez o produto não seja o mais adequado para vender.
Você pode ganhar competitividade diminuindo a margem de um produto e aumentando a diferença em outro e, talvez, oferecer os dois juntos.
Por fim, ressaltamos que o princípio da lucratividade é gastar menos.
A diferença de Preço e Valor
Apesar de serem usadas com o mesmo significado, essas palavras têm sentidos diferentes.
O Preço é o valor monetário definido para o produto.
O Valor, por sua vez, só existe quando o produto oferece um benefício para o cliente. Não é próprio do produto, mas é algo atribuído a ele pelo comprador. Por isso as pessoas pagam valores diferentes para produtos semelhantes.
Quando o valor é percebido, fica mais fácil convencer o cliente que a aquisição é uma boa decisão independente do preço.
Visto que gastar o mesmo que se ganha gera compensação e gastar mais do que se vende gera prejuízo.
O preço deve ser formado a partir da apuração de custos da produção ou repasse. Para defini-lo é preciso mensurar todos os gastos para que seu produto fique pronto.
É um processo complexo? No início sim, mas essa é a chave principal para o sucesso da sua empresa.
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