Solvcao

5 Dicas para empreender no Brasil

5 Dicas para empreender no Brasil

Contabilidade Digital Consultiva

Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil atingiu 38% na Taxa de Empreendedorismo Total. O número indica que cerca de 52 milhões de brasileiros possuem algum negócio próprio. Em outras palavras, empreender no Brasil é uma tendência que pode aumentar ainda mais nos próximos anos.

Quando comparado a outros países do BRICS, que fazem parte: Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul, o Brasil é que tem a maior taxa de empreendimentos.

Outra pesquisa realizada com o apoio do SEBRAE constatou que, dentre os brasileiros entre 18 a 64 anos, 36 em cada 100 tem um negócio ou está no caminho de empreender. Isso significa um terço da população e é o melhor resultado desde 2002.

Nesse sentido, vemos esse desejo de empreender no Brasil, consciente que nem sempre o empreendedorismo se sustenta, pois muitos negócios são abertos sem preparo com a possibilidade de fechar em pouco tempo.

Apesar do mercado não ser muito favorável para empreender no Brasil, existem algumas dicas que trazem mais garantia para o seu negócio ter mais sucesso. Confira abaixo!

1- Busca de parceiro

O primeiro passo é procurar por um sócio que seja parceiro do seu negócio.

Ele deve abraçar sua ideia e ter um conhecimento diferente do seu, onde um pode ficar responsável pelas finanças, outro pelas entregas, outro pelo marketing, etc.

Dividir as tarefas é importante para desenvolver um negócio organizado e sustentável.

2- O planejamento é importante

O planejamento é uma etapa fundamental de qualquer inovação e, se não houver pesquisas embasadas em dados e análise de mercado, dificilmente será possível desenvolver alguma estratégia eficiente.

Além de utilizar os meios de pesquisa, também é importante ir às ruas para sentir o mercado, as necessidades dos consumidores e identificar oportunidades. É nesse momento que você deve verificar se a sua ideia tem potencial para abrir uma empresa maior ou se um MEI já é suficiente para desenvolver suas atividades.

3- Peça feedbacks

Antes de tudo, existe o receio de alguém roubar sua ideia, então vale a pena buscar sugestões com o máximo de pessoas que conseguir.

Igualmente vale consultar familiares, amigos e conhecidos que possam dar um feedback, contribuir com ideias e fazer apontamentos sobre o seu negócio que pode não estar percebendo.

4- Divulgue ao máximo

Após estruturação, pesquisas e planejamento é hora de ir em eventos, encontros, feiras para conseguir contatos, fazer networking e encontrar potenciais clientes. Você precisa buscar clientes e validar seu modelo de negócio.

Da mesma forma, a busca de investidores, aceleradoras ou incubadoras deve ser feita por pessoas que trarão sinergia e mentoria ao projeto, não apenas participação financeira.

5- Desenvolva uma cultura organizacional

Se você já concluiu todos os passos anteriores, é hora de pensar na cultura organizacional da sua empresa.

Construa uma empresa embasada em valores, contrate pessoas que estejam alinhadas ao seu propósito, que tenham visão, que queiram crescer e se desenvolver.

Após isso, é hora de implantar todas as ideias e torná-las realidade. Em média, as empresas demoram 5 dias para serem abertas no Brasil. O prazo pode ser um estímulo para os novos empreendedores.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Solvção! Somos especializados em assessoria empresarial.

Fonte: jornalcontabil.com.br

Precisando de especialistas para cuidar da contabilidade da sua empresa e ter mais tempo para se dedicar à administração e aos novos projetos?

Aqui na Solvção você encontra o que precisa! Nós cuidamos de toda a sua contabilidade enquanto você foca nos seus negócios!
plugins premium WordPress