BLOG

Você sabe qual é a diferença entre RH e Departamento Pessoal?

Todo mundo conhece, ou pelo menos já ouviu falar, desses dois departamentos da empresa, os famosos Recursos Humanos (RH) e o Departamento Pessoal (DP). O que poucas pessoas sabem é que, embora sejam áreas complementares, existe uma diferença enorme entre as atividades que eles executam.

Muitas organizações possuem dentro de sua estrutura somente o Departamento Pessoal, mas acreditam, erroneamente, que estão lidando com um RH. Essa é uma confusão muito comum entre os empregadores, colaboradores e até mesmo entre os profissionais que pretendem ingressar na área.

Então, qual é a principal diferença entre o RH e o Departamento Pessoal?

De maneira bem sucinta e objetiva, podemos dizer que o RH está condicionado à estratégia e resultado, ou seja, métodos e planejamento que devem ser alinhados com a gestão, para que se alcance os objetivos almejados através das pessoas da organização.

Já o DP, está associado às práticas que devem ser seguidas pelo empregador, para que não incorra em processos trabalhistas ou questões legais, no momento que gerencia as pessoas.

Vale destacar que tanto o RH quanto o DP são setores que integram a gestão de pessoas e, segundo Idalberto Chiavenato, a “Gestão de Pessoas tem como objetivo proporcionar que todas as pessoas da empresa conversem uma mesma língua e dediquem o mesmo potencial para a realização do trabalho que todo empresário deseja.” .

‍Processos que englobam o setor de Recursos Humanos

Recrutamento e Seleção

Esta é uma das atividades desenvolvidas pelo RH que ganhou mais popularidade e ficou bastante conhecida.

O R&S, como é chamado, é o processo que visa atrair e selecionar profissionais para compor a equipe de pessoal da empresa. Apesar de parecer simples, esta tarefa requer certo cuidado.

No momento da seleção, o profissional de Recursos Humanos deve ter bem definidas as competências técnicas e comportamentais que busca no novo profissional, de modo que estejam alinhadas à demanda e necessidade da organização.

Treinamento e Desenvolvimento

Este é um dos subsistemas do RH que envolve a integração e o aperfeiçoamento das equipes. Na maioria dos casos, os treinamentos existem para melhorar as rotinas de trabalho, ou para auxiliar na implantação de novos processos.

Além de trazer melhorias para a execução dos trabalhos, eles reduzem as margens de erros operacionais, proporcionam maior aderência entre equipes e empresa, e podem ser utilizados pelo RH para manter os colaboradores mais engajados e motivados.

Avaliação de Desempenho

Essa ferramenta é fundamental para que se possa mensurar o desenvolvimento e performance dos colaboradores. A forma como ela vai ocorrer, isto é, sua periodicidade, setores envolvidos, modelo de análise etc., depende da estratégia traçada pela empresa e do alinhamento às diretrizes empresariais.

A avaliação de desempenho também funciona como um norteador nas tomadas de decisões que envolvem promoções, transferências e recolocações nas equipes de trabalho, sendo uma atividade direcionada ao setor de Recursos Humanos.

Pesquisa de Cultura e Clima Organizacional

Esta é uma ferramenta gerencial que permite ao RH avaliar e mensurar o nível de satisfação dos colaboradores e assim identificar as forças e fraquezas, internas da organização, no que se refere à maneira como gerencia as pessoas e/ou processos.

Por meio da Pesquisa de Clima, o RH poderá identificar os conflitos e gaps produtivos que geram insatisfação e interferem no crescimento organizacional, bem como corrigir e tratar determinadas situações, propiciando assim um ambiente mais saudável, favorável e motivador para os colaboradores.

Nela podem ser avaliadas, por exemplo, questões relativas à comunicação, salários e benefícios, formas de relação com o gestor ou superior imediato, entre outros pontos.

‍Processos que englobam o setor de Departamento Pessoal

Admissão

O processo admissional de uma empresa é bem complexo, pois trata-se da inclusão legal de uma pessoa na companhia.

É nesse momento que o profissional, selecionado na fase de recrutamento e seleção, feita pelo RH, será direcionado ao Departamento Pessoal. Este por sua vez fará o contrato de trabalho a partir dos documentos recolhidos.

O setor providenciará a assinatura da carteira de trabalho, a inclusão dos benefícios ofertados pela empresa e todos os demais processos burocráticos que são inerentes a essa fase inicial da relação empregatícia.

Folha de Pagamento

Também é de responsabilidade desse setor realizar o cálculo mensal da folha de pagamento, ou seja, informar os dados relativos a salário, benefícios, horas extras, faltas e/ou atestados e, ao final, deduzir todas as despesas em relação aos ganhos, para chegar ao valor que será recebido pelo profissional como remuneração.

É no DP que serão apurados os impostos e encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, IRRF dentre outros que forem devidos.

Apuração de Ponto

O controle da assiduidade do colaborador também é algo que deve ser monitorado por este setor, considerando todas as ausências ou horas de trabalho excedidas.

Mais do que ter um controle sobre os horários praticados, o acompanhamento do ponto é necessário para verificar se a empresa está cumprindo com as obrigações legais, no que se refere a horas trabalhadas por dia, horário de intervalo e descanso.

Ter um bom software de gestão auxilia muito nesse controle.

Demissão

O processo demissional se assemelha ao admissional, porém aqui a relação empregatícia está sendo finalizada. Por isso, é necessário apurar todos os pagamentos que são devidos ao empregado, além de retirá-lo dos sistemas da empresa, dar a baixa na CTPS, dentre outros processos legais.

Esperamos que este conteúdo tenha proporcionado clareza sobre a diferença entre RH e Departamento Pessoal, os conceitos de cada um destes setores e que auxilie a organizar melhor a gestão de pessoas de sua organização!

(Fonte: pontomais.com.br)

A Solvção está à disposição para ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, é só entrar em contato com a gente pelo telefone  11 4858-4084 ou WhatsApp 11 99339-8780 ou e-mail: contato@solvcao.com.br

Precisando de especialistas para cuidar da contabilidade da sua empresa e ter mais tempo para se dedicar à administração e aos novos projetos?

Aqui na Solvção você encontra o que precisa! Nós cuidamos de toda a sua contabilidade enquanto você foca nos seus negócios!

WhatsApp chat

Esse site Utiliza cookies para uma melhor Experiência. para mais informações conheça nossa política de privacidade