BLOG

RH Digital: Otimize sua Rotina

Nos dias de hoje, o papel do setor está 100% conectado com o sucesso da companhia, pois a gestão de RH é a responsável pela retenção e desenvolvimento de talentos, pela contratação de funcionários estratégicos, pelo engajamento e pela produtividade dos colaboradores.

Parece desafiador, não é mesmo? É aí que entra o RH digital: as ferramentas tem o propósito de auxiliar e facilitar as novas tarefas do departamento pessoal, garantindo ainda mais a sua eficiência.

Para cada atividade existe uma tecnologia que pode ser aplicada, o que garante a efetividade do seu RH e a modernização dos processos convencionais. Veja algumas dicas:

Perfil Comportamental

Compreender o perfil comportamental dos seus colaboradores é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da cultura organizacional da empresa. Essa prática auxilia na integração e na gestão de times, assim como saber qual o perfil correto para cada vaga aprimora o processo seletivo.

Existem diversas metodologias para encontrar o perfil comportamental de uma pessoa. A partir dessa compreensão, é possível implementar uma gestão estratégica de capital humano

Para isso, basta mapear os perfis dos colaboradores utilizando testes específicos. Então, é necessário promover o diálogo entre líderes e equipes – a fim de utilizar os perfis da melhor maneira no dia a dia – e desenvolver ações para a integração dos colaboradores, de modo a explorar as suas melhores qualidades. 

Além de impactar diretamente na cultura da sua empresa, trazendo funcionários que tenham os mesmos valores da companhia, essa prática otimiza os processos de recrutamento e possibilita a retenção de talentos

O resultado? Transformar equipes em verdadeiros times de alta performance.

Gestão de Pessoas

Não adianta implementar novidades no RH sem monitorar o seu desenvolvimento. É nessa tarefa que entram as ferramentas de gestão de pessoas, que oferecem diversas vantagens e auxiliam o RH em questões práticas do dia a dia. 

Plataformas de gestão de pessoas auxiliam o RH na comunicação interna, no gerenciamento de objetivos e conquistas e, até mesmo, na prática do feedback. Algumas delas também facilitam a pesquisa de satisfação interna, importantíssima para empresas que buscam melhoria constante. 

Gestão de Jornada

Você não precisa esperar o final do mês para saber como foi a jornada de trabalho dos colaboradores da sua empresa. Atualmente, softwares de controle de ponto como o da Pontomais facilitam esse acompanhamento, o que aproxima o RH e os gestores do time no dia a dia.

Com essa ferramenta é possível saber os horários de entrada e saída dos funcionários em tempo real, acompanhar o banco de horas diariamente, receber e catalogar atestados com praticidade, entre outras funcionalidades.

Além disso, o fechamento do espelho ponto é facilitado com relatórios de horas trabalhadas. No final do mês, basta extrair todas as informações do sistema automaticamente, exportar e utilizá-las em um software de folha de pagamento. 

Desse modo, o tempo do RH é otimizado, pois não há a necessidade de fazer a contabilidade das horas mensais manualmente ou com planilhas.

Folha de Pagamento

Outra função do RH que costuma levar muito tempo é a folha de pagamento. Porém, atualmente existem diversos sistemas que auxiliam nessa tarefa.

Os softwares de folha de pagamento fazem o processamento inteligente de informações. Automaticamente, calculam dados como FGTS, adicionais noturnos, horas extras, férias, décimo terceiro, entre outros. 

Com eles, o salário dos colaboradores e os demais adicionais são calculados de forma proporcional e automática. Desse modo, todas as atividades fiscais e administrativas do setor de RH podem ser feitas em apenas alguns cliques. 

Plataforma de Treinamentos

Existem alguns serviços de treinamento online que podem ser utilizados para os mais diversos objetivos dentro de uma empresa.

Com eles, é possível criar conteúdos específicos para os seus colaboradores, utilizar treinamentos prontos e monitorar o andamento e o desenvolvimento dos funcionários em uma só plataforma.

Os treinamentos institucionais são importantes para diversos aspectos do desenvolvimento dos seus funcionários. Com essa prática, é possível aumentar a produtividade, informar sobre um produto novo, aprimorar o atendimento ao cliente, alinhar os valores da empresa e melhorar o engajamento das equipes de forma prática e ágil.

Recrutamento e Seleção

Além de compreender o perfil comportamental que você precisa dentro de uma empresa, existem ferramentas que auxiliam o RH a encontrar essas pessoas de maneira prática. 

Com elas, é possível fazer o mapeamento de talentos, por exemplo. Além disso, alguns serviços realizam a triagem e a seleção de currículos automaticamente, utilizando a inteligência artificial. 

Também é possível realizar testes práticos antes mesmo da entrevista presencial, o que otimiza o processo seletivo através da análise de dados e de indicadores consistentes. 

Por isso, aproveite essas dicas práticas e utilize o RH digital para aumentar ainda mais o sucesso da sua empresa!

Fonte: pontomais.com.br

Precisando de especialistas para cuidar da contabilidade da sua empresa e ter mais tempo para se dedicar à administração e aos novos projetos?

Aqui na Solvção você encontra o que precisa! Nós cuidamos de toda a sua contabilidade enquanto você foca nos seus negócios!

WhatsApp chat

Esse site Utiliza cookies para uma melhor Experiência. para mais informações conheça nossa política de privacidade