A Razão Social estará presente em todos os documentos da empresa e geralmente é confundida com o nome comercial, o que gera dúvidas na hora de abrir um negócio.
A Solvção Contabilidade preparou essa matéria para te auxiliar a diferenciar esses dois nomes e explica sua utilização.
O que é Razão Social?
Razão Social é o termo utilizado pela Pessoa Jurídica (PJ) para se diferenciar das outras empresas. Esse termo pode ou não estar relacionado ao nome comercial, que é utilizado no dia a dia.
No processo de Abertura de Empresa, é importante fornecer informações sobre ela, como as atividades, endereço, capital social e, claro, o nome comercial do seu negócio.
Porém, além do nome conhecido pelo público, é necessário colocar o que classificará seu negócio: A Razão, que é o nome jurídico da empresa.
Para que ela serve?
A Razão Social aparecerá no Contrato Social da empresa, nas Notas Fiscais e outros documentos legais do negócio.
Como é algo que identifica o negócio, ela é única para cada empresa, protegida como propriedade intelectual, ou seja, nenhuma outra empresa pode ter um nome igual ao seu.
Dessa forma, o nome legal da empresa deve ser escolhido com cuidado, já que estará em tantos documentos.
Como escolher a Razão Social?
Existem algumas maneiras que ajudam a pensar num bom nome para sua empresa. Veja:
- Relacione o nome da sua empresa às atividades;
- Considere um nome que todos compreendam e assimilem;
- Dê preferência a nomes curtos;
- Escolha uma Razão semelhante ao nome comercial da empresa;
- Opte por um nome que não se pareça com outras empresas;
- Inclua as iniciais dos proprietários;
- Inclua um termo relacionado à área de atuação da sua empresa, como Contabilidade Digital, Marketing;
- Por fim, indique o tipo de sociedade, como ME, EPP ou LTDA.
Como registro a Razão da empresa?
O registro da Razão se inicia no processo de abertura, quando é preciso reunir a documentação para o negócio tomar forma.
Durante todas as etapas, será utilizada a mesma Razão Social, seja no âmbito Federal, Estadual ou Municipal.
Vale lembrar que a Razão Social deve constar em Contrato Social, que é o documento que descreve a contribuição e responsabilidade de cada sócio. Ou seja, o termo só é válido para quem não está empreendendo sozinho.
A diferença entre Razão Social, nome comercial e marca
A Razão Social é o nome registrado nos órgãos governamentais.
O Nome Comercial é o qual a empresa é conhecida pelo público.
A Marca é um elemento utilizado para identificar os produtos ou serviços da empresa.
O processo de abertura da sua empresa é acompanhado de perto pela equipe da Solvção Contabilidade e tiramos todas as dúvidas que possam surgir.
Lembrando que aqui na Contabilidade Digital Consultiva nós analisamos os melhores cenários para o seu negócio e você fica tranquilo para empreender!
Fonte: Contábeis