Solvcao

Por que existem vários tipos de notas fiscais? E quais suas finalidades?

Por que existem vários tipos de notas fiscais? E quais suas finalidades?

Gestão Fiscal

A internet transformou vários padrões e um deles foi nas transações comerciais. Muitas pessoas têm comprado produtos online, levando as empresas a modernizar os seus serviços. Hoje, existem vários tipos de notas fiscais que facilitam as operações de venda no ambiente virtual, que estão ganhando cada vez mais espaço.

Em 2008, surgiram várias formas de cupons fiscais, e isso tem dificultado para muita gente. Apenas o MEI (Microempreendedor Individual) não obriga a lançar notas.

Além de ser considerada uma atitude ética, a emissão correta do cupom evita a sonegação de impostos, permite o controle de gastos da sua empresa, identifica a quantidade da compra, o tributo a ser pago e facilita a troca de produtos por parte dos consumidores.

Pensando nessa importância, neste texto, explicamos quais são os tipos de notas fiscais, a relação deles com o serviço oferecido pela empresa e como a tecnologia ajuda na gestão das notas. Vamos lá?

E quais as finalidades das notas fiscais?

As notas fiscais são documentos que comprovam a compra e venda de produtos ou serviços. Elas garantem que os impostos sejam recolhidos pelo governo.

A seguir, confira a utilidade de cada uma:

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Usada em transações entre pessoas jurídicas. Pode ser operada nas negociações comerciais de um produto ou serviço e a validação depende da assinatura digital e da autorização da Secretaria de Fazenda de cada Estado.

Por meio dessa nota, o fisco consegue arrecadar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Usado para o transporte de cargas. Ele pode ser feito nas rodovias, trens, rios ou por meio de um vôo.

Quando for lançar o cupom, preste atenção nas informações do remetente e destinatário. Precisam ser iguais em relação ao que foi informado.

Não deixe de conferir dados como o preço da mercadoria e o ICMS que será arrecadado, além do preço e volume do produto.

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Trata-se do cupom entregue ao consumidor. Por isso, o documento é muito comum no varejo, em bares, farmácias, restaurantes e outros estabelecimentos.

A nota permite que o cliente verifique o que comprou. Nesse cupom aparece o dia que a mercadoria foi comercializada, o horário, as condições de pagamento, a identificação da empresa e a descrição do produto.

A NFC-e é impressa no momento da compra para o cliente. Esse papel tem a chave de acesso e o QR Code para que ele cheque a veracidade do documento. Isso é feito por meio de uma consulta no portal estadual da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Nesse local, o consumidor só vai precisar desses dois dados para verificar a autenticidade.

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Utilizada na comprovação da prestação de serviços. Eles podem ser de uma pessoa jurídica à outra ou entre uma empresa e um cliente. Muitos autônomos e profissionais liberais — como advogados, nutricionistas e publicitários — emitem essa nota.

A NFS-e precisa ser lançada junto à prefeitura na qual o CNPJ está inscrito. Esse documento está ligado ao ISS (Imposto Sobre Serviços), que é arrecadado pelo município.

Lembre-se de que só pode aparecer um tipo de serviço na nota e é permitido lançar o documento apenas quando a atividade for finalizada.

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

Foi criado com o objetivo de facilitar a fiscalização e reduzir o tempo de parada dos veículos nos locais onde ocorre esse processo. Esse comprovante é lançado para informar como o transporte foi feito para reunir todos os documentos fiscais.

A empresa que faz transporte de cargas é obrigada a emitir esse comprovante e, caso não seja feito, a transportadora e o prestador de serviços estão sujeitos a multas.

Como a tecnologia pode ajudar?

As novas tecnologias têm trazido diversos benefícios às empresas. Muitos estão relacionados à redução de custo, melhora na gestão e na segurança. Confira abaixo como a informatização do processo pode otimizar a gestão dos diversos tipos de notas fiscais.

Diminuição do espaço

Acabou a história de precisar organizar e definir o local para armazenar a papelada. Você não terá a preocupação de escolher um lugar fixo destinado a guardar as notas, o que já representa um custo a menos.

Agora, está muito simples reservar esses comprovantes. Basta colocá-los em nuvem, arquivos ou diretório de dados.

Logo, não há necessidade de manutenção e sempre é possível armazenar mais documentos porque não há limite de espaço.

Redução do gasto de emissão

Antigamente, todas as empresas tinham de comprar blocos de notas em gráficas. Como hoje o processo é feito eletronicamente, não há mais despesa com os lançamentos.

Aumento da segurança da informação

Imprevistos sempre podem acontecer. Quando se usava apenas notas manuais, havia possibilidade de perder ou extraviar os papeis. Nesse caso, não teria o registro e o estoque de um produto.

Com os documentos digitais, não há como isso ocorrer.

Portanto, mesmo que o servidor de dados tenha algum problema, é possível fazer a impressão dos boletos, baixar os arquivos no formato XML e realizar consultas na Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu Estado.

Agilidade no controle fiscal

Com a digitalização desses tipos de notas fiscais, fica mais fácil para os agentes fiscalizadores encontrarem as informações. Isso agiliza as inspeções em relação aos veículos e às cargas.

Por fim, também facilita para você encontrar e administrar as notas da sua empresa, além de reconhecer as atividades dela no período que desejar.

Ajuda no balanço mensal

Como esses documentos contêm informações de ganhos e gastos, eles acabam ajudando no balanço mensal e na gestão financeira da empresa.

É possível analisar todas as despesas e ver se todas foram úteis. Pode-se observar detalhadamente, quais foram os produtos que contribuíram para a elevação ou diminuição das receitas da empresa.

A Solvção está à disposição para ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas! Basta entrar em contato com a gente pelo telefone  11 4858-4085 ou WhatsApp 11 95050-1217 ou e-mail: contato@solvcao.com.br

Precisando de especialistas para cuidar da contabilidade da sua empresa e ter mais tempo para se dedicar à administração e aos novos projetos?

Aqui na Solvção você encontra o que precisa! Nós cuidamos de toda a sua contabilidade enquanto você foca nos seus negócios!
plugins premium WordPress