Como micro e pequenos empreendedores podem se organizar e ter melhor propriedade das finanças do seu negócio.
De acordo com o IBGE, aproximadamente 21% dos empresários encerram seus negócios antes de completarem um ano de atividade e 50% antes de completarem quatro anos.
Um dos principais motivos para isso é uma má administração financeira.
A maioria dos negócios surgem por impulso, com o intuito de gerar uma renda extra e a consequência do despreparo leva o empresário iniciante à falência.
Esses empresários enfrentam dificuldades para lidar com fluxo de caixa, contas a pagar e receber, fornecedores, separação de gastos pessoais e da empresa, etc.
Dessa forma, o que fazer para melhorar a situação? O que é necessário?
Essas são respostas que vamos apresentar nessa matéria para evitar que você, empresário, não fique em uma situação financeira negativa.
Planejamento
Fazer o planejamento te prepara para lidar com as adversidades e mostra soluções de curto, médio e longo prazo.
Lidar com a parte financeira da empresa é se preparar para os custos fixos e variáveis, bem como para os meses bons e ruins.
Acompanhar a movimentação financeira e aplicar os recursos de forma correta é muito importante para a saúde do seu negócio.
Entender o que se passa na empresa como a entrada e saída de capital, caixa, plano de contas, gestão financeira, orçamentos, redução de custos, vendas, demonstrações contábeis como DRE e Balanço Patrimonial, ter boas relações com os fornecedores e clientes, são pontos principais na estratégia financeira.
Plano de Contas
O Plano de contas é um conjunto de contas que auxiliam na classificação e organização dos tipos de movimentos financeiros.
Ajudam a ter uma melhor visibilidade dos recursos da empresa.
Orçamento financeiro
O orçamento é essencial para a gestão econômica e sustentável das finanças do seu negócio.
É um planejamento que organiza e prevê as despesas e receitas em um determinado período.
Com ele é possível visualizar a saúde financeira da empresa e identificar oportunidades de redução de custos, além de auxiliar a estabelecer metas realistas.
Ferramentas de Gestão
A ferramenta de gestão auxilia no registro de movimentações da empresa. Pode ser um caderno, uma planilha ou um sistema mais complexo, como ERP.
Assim, é mais fácil o gestor fazer lançamentos e registros da empresa e gerar relatórios com informações referentes ao desempenho do negócio.
Elaboração de Demonstrações Contábeis
As demonstrações contábeis são relatórios que esclarecem o fluxo de informações do setor financeiro, gerencial e contábil da empresa.
A mais comuns são: DRE – Demonstração de Resultado do Exercício, DFC – Demonstração de Fluxo de Caixa e BP – Balanço Patrimonial.
Com essas ferramentas o empreendedor tem em mãos informações que vão auxiliar no entendimento e tomada de decisão.
Separe Pessoa Física de Pessoa Jurídica
É conhecido como princípio contábil da entidade.
Separar a pessoa física da jurídica é um dos maiores desafios para o micro e pequeno empreendedor.
O empresário precisa entender que, mesmo sendo dono, ele também é um colaborador da empresa, ou seja, também tem um salário – o pró-labore.
Assim, as despesas pessoais devem ser pagas com esse salário, sem utilizar valores da empresa, mantendo sua eficiência e controle de caixa.
Sendo assim…
A Solvção tem formas de te ajudar a administrar seu negócio.
Claro que existem outros meios de se organizar. Os pontos mencionados, colocados em prática, você estará à frente de muitos outros empreendimentos, aumentando sua chance de sucesso e se mantendo no mercado por longos anos.
Conte com a SOLVÇÃO Contabilidade para cuidar do seu negócio!
Além do atendimento único e personalizado, trabalhamos com um valor justo.
Vamos Contabilizar uma História de Sucesso Juntos!