BLOG

Entenda o que é ERP (Sistema de Gestão Empresarial).

Nessa matéria esclarecemos os principais pontos para você entender o que é software ERP, que cada vez se torna mais necessário para a sua empresa.

A História do ERP e como tudo começou:

no fim dos aos 50 já existia um modelo de software de gestão, que demandava tempo e muito dinheiro, porque todo o trabalho ainda era realizado de forma manual.

Com o avanço das tecnologias, as formas de gerir também foram sofrendo alterações e tiveram que se adaptar a um novo cenário. Atualmente existem diversos tipos de ERP disponíveis no mercado. Embora conhecer os tipos seja importante para que a empresa saiba qual escolher, inicialmente é preciso, de fato, olhar para dentro da instituição e compreender quais são as demandas de maior importância, para que a partir daí a busca se torne mais efetiva.

ERP é uma sigla em Inglês que significa Enterprise Resource Planning, que nada mais é em português que: Planejamento dos Recursos da Empresa, e também conhecido como Sistema Integrado de Gestão.

Então, com base em toda a explicação acima, podemos entender que o software de gestão é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa, desde o faturamento até o balanço contábil, de compras a fluxo de caixa, recursos humanos, vendas, finanças, geração de nota fiscal, de apuração de impostos a administração de pessoal, de inventário de estoque às contas a receber, do ponto dos funcionários a controle do maquinário da fábrica. Enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa.

O ERP tem como objetivo organizar o trabalho numa empresa.

Um ERP registra informações referentes a clientes, fornecedores, funcionários, produtos, vendas, compras, pagamento, impostos entre outros.

A forma como estes registros se “conversam” faz parte do desenho de processos do ERP e é neste momento que o ERP tem a função de ser um integrador de processos com base nas regras de negócios e definições parametrizadas pela empresa.

Claro que o ERP faz muito mais pela empresa, ele mantém todos os dados registrados e com base nestes dados é possível trabalharmos informações mais abrangentes e refinadas, tais como: “Qual nosso produto mais vendido; Quem é o melhor cliente da empresa; Qual época do ano mais se vende determinado produto; Qual a margem do meu produto etc.”. Com o registro correto dos dados temos informações importantes sobre o negócio, aumentando a competitividade no mercado.

Com base no exposto acima, o ERP organiza o trabalho na empresa aplicando regras de negócios e parâmetros definidos para atender os processos e tarefas diárias feitas pelos funcionários da empresa, o que permite ao gestor entender melhor a dinâmica de sua empresa, com todas as informações estratégicas que permitem aumentar, em tempo real, uma tomada de decisão mais assertiva.

De forma simples, um software ERP, em sua maioria, é dividido em 3 camadas:

1 – Nesta camada temos o software ERP com as suas funcionalidades, processos, cadastros (formulários divididos em campos) e demais dados necessários para a operação da empresa;

2 – Os dados gerados na camada “Aplicação” devem ser armazenados de forma lógica no Banco de Dados (possivelmente algum software ERP tenha que acessar o Banco de Dados por um mecanismo de conexão, não sendo uma conexão nativa);

3 – Todo software ERP deve ter uma camada onde é possível configurar/parametrizar o sistema e também customizar/personalizar o ERP, para isso é necessário uma camada de construção de novo código-fonte e sua compilação, para que assim estas novas funcionalidades desenvolvidas fora do ERP padrão estejam disponíveis na aplicação;

Vale lembrar que não estamos tratando aqui da camada do Sistema Operacional, essencial para que o ERP seja executado, que para a empresa é essencial.

Na sua maioria, o software ERP é dividido por módulos. Os módulos com a visão departamental visam suportar módulos verticais na execução das rotinas-padrão e que pouco mudam de empresa para empresa, como Contabilidade, Contas a Pagar e Receber, por exemplo.

Mesmo o ERP sendo dividido por módulos, os seus dados são armazenados de forma única, independentemente do módulo que acessar.

ERP Local ou ERP na nuvem , ou em ERP em cloud

Ao implementar uma ferramenta de gerenciamento, esse é um dos pontos que toda empresa deve ter em mente. Os ERPs podem ser agrupados entre o modo de hospedagem no servidor local ou na nuvem. 

A diferença entre eles é que as soluções locais limitam o uso de software no dispositivo em que for instalada, enquanto o modo Cloud possibilita acesso ao programa de qualquer lugar e a qualquer momento, por meio de qualquer dispositivo com conexão à internet. 

Por outro lado, ao hospedar um software na nuvem, é preciso saber que as informações serão armazenadas nos servidores em nuvem do provedor e não nos da empresa. Fato que acaba refletindo em uma grande economia de espaço. 

Da mesma forma, as soluções em Cloud permitem que o usuário faça cópias de backups dos dados automaticamente, assegurando assim a proteção das informações e sua recuperação a qualquer momento. 

Para escolher entre as duas modalidades é importante que a companhia se pergunte se tem a necessidade de acessar dados de qualquer lugar e se a segurança das informações é uma prioridade para ela. 

Nesse caso, o ideal é que a opção seja por um ERP Cloud. No entanto, se a preferência for controlar os dados, talvez seja melhor um software local.

Como o software ERP é utilizado atualmente nas empresas?

Segundo pesquisas realizadas pelo Aberdeen Group (consultoria americana), estima-se que apenas 27,6% das funcionalidades disponíveis no software ERP são utilizadas, ou seja, podemos afirmar com base na pesquisa acima que 73,4% das funcionalidades de um sistema integrado de gestão não são utilizadas.

Os benefícios que as empresas têm com implantações bem-sucedidas de ERP são os seguintes:

 Benefícios TangíveisOcorrência
 Redução de estoques32%
 Redução de Pessoal27%
 Aumento de Produtividade26%
 Redução no tempo de ciclo de Ordens20%
 Redução de tempo de ciclo de fechamento contábil/financeiro19%
 Redução de Custos de TI14%
 Melhoria em processos de suprimentos12%
 Melhorias na gestão de caixas11%
 Aumento em receitas / Lucros11%
 Melhoria em Transportes / Logística9%
 Melhorias em processos de manutenção7%
 Entrega no Prazo6%

Atualmente, no Brasil e na América Latina, o ERP é utilizado de forma simples, ou seja, muitas funcionalidades e rotinas não são utilizadas por desconhecimento ou dificuldade de organização interna das empresas.

A maturidade de gestão das empresas com o ERP ainda é tímida e com foco principal em processos básicos de organização, ainda assim nestes processos existe alto índice de retrabalho e não-confiabilidade dos dados gerados.

Um dos maiores percalços para que as empresas utilizem o ERP de forma mais ampla e com maiores resultados é a correta operacionalização dos processos básicos, processos geradores de dados como, por exemplo, a entrada e saída de matéria-prima do estoque. Se este processo estiver rodando de forma eficaz, a acuracidade da quantidade em estoque no momento do inventário seria altíssima, por exemplo: o sistema informa que temos 100 peças e na contagem física confere-se que temos 100 peças mesmo. 

Com base em informações corretas, podemos:

– Comprar matéria-prima com base na avaliação da média de consumo;

– Calcular a curva ABC de matéria-prima;

– Calcular a quantidade de estoque de segurança, entre outros.

E no momento do reabastecimento teríamos a tranquilidade em saber que a quantidade a ser comprada é realmente a necessária, evitando assim, desembolsos financeiros desnecessários.

(Fonte: portalerp.com)

A Solvção está à disposição para ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, é só entrar em contato com a gente pelo telefone  11 4858-4084 ou WhatsApp 11 99339-8780 ou e-mail: contato@solvcao.com.b

Precisando de especialistas para cuidar da contabilidade da sua empresa e ter mais tempo para se dedicar à administração e aos novos projetos?

Aqui na Solvção você encontra o que precisa! Nós cuidamos de toda a sua contabilidade enquanto você foca nos seus negócios!

WhatsApp chat

Esse site Utiliza cookies para uma melhor Experiência. para mais informações conheça nossa política de privacidade