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Os 7 principais erros cometidos pelos Empreendedores Virtuais

Os 7 principais erros cometidos pelos Empreendedores Virtuais

Gestão de Vendas

Os últimos 10 anos foram marcados pelo grande crescimento de vendas online no mundo. O Brasil tem uma das maiores taxas de crescimento do mercado online, na casa de dois dígitos por ano. Também vemos pesquisas que apontam que 60% de lojas virtuais encerraram suas atividades em seu primeiro ano.

Mas por que isso acontece? Separamos 7 principais erros desses novos empreendedores.

1 – Falta de Informações

Nas lojas virtuais, o cliente não tem contato com o produto, não tem um vendedor que possa orientá-lo, demonstrar a funcionalidade do produto ou compará-lo com o do concorrente, e é por isso que as informações – como as listadas abaixo – são tão importantes!

– Informações de contato precisam estar visíveis;

– É importante incluir as “políticas da loja” de “políticas de devolução” para evitar transtornos;

– Inclua as taxas de entrega de forma clara!

É preciso entender que seus clientes vão comprar as fotos, vídeos e descrições do seu produto (porque não tem como tê-los em mãos) Por isso é importante:

– Ter informações detalhadas sobre os produtos;

– Tratar os fornecedores como pessoas, sem textos prontos;

– Investir em fotos de qualidade para divulgar seu produto;

– Não divulgar apenas UMA foto, mas preparar o produto e divulgar imagens de vários ângulos.

2 – Falta de investimento em mídia

Ninguém saberá da existência da sua loja se ela não for divulgada. As lojas virtuais precisam ter um plano de negócios que tenha um investimento em mídia.

3 – Falta de Planejamento

Com a ansiedade em abrir seu próprio negócio, os empreendedores acabam deixando de lado parte importante dele: O Plano de Negócios. O tempo investido em sua elaboração pode poupar dor de cabeça e muito dinheiro. Esse plano servirá como uma espécie de roteiro, onde as ideias estarão estruturadas, haverá dimensão do investimento, pontuará na pesquisa de mercado as principais diferenças do seu negócio com a concorrência e estipulará metas.

Assim, o empreendedor consegue dosar sua expectativa sobre o novo negócio e consegue se antecipar e se preparar aos problemas que podem – e vão – surgir.

4 – Atendimento de Qualidade

Fidelizar o cliente está cada vez mais difícil, pois a concorrência está cada vez mais acirrada e todo e qualquer diferencial passa a ser muito grande perto dos demais.

O Atendimento de qualidade se baseia em um funcionário muito educado e muito bem treinado, que conheça a empresa, seus produtos e que tenha facilidade em se comunicar.

Outro ponto importante está nos canais de comunicação. Com diversas opções, o seu cliente escolhe como e onde entrar em contato com você.

5 – Vender de tudo

É importante determinar um nicho de mercado.

É muito difícil competir com lojas que vendem de tudo. MAS esses grandes vendedores não têm condições de vender algo mais específico, e é aí que surge a oportunidade aos jovens empreendedores.

Quanto mais específico for o nicho de mercado, mais fácil o consumidor reconhecer seu negócio.

6 – Usabilidade ruim

É importante pensar na facilidade de uso da sua loja e ter em mente que seu principal objetivo é vender! Os produtos precisam estar organizados e devem ser facilmente encontrados pelos clientes.

Além de realizar o cadastro de forma adequada, é necessário que o mecanismo de busca funcione corretamente, sempre pensando nos diversos perfis de clientes e seus comportamentos, assim, fica mais fácil receber um bom feedback dos usuários.

Outros erros comuns sobre a usabilidade são:

– Processo muito longo e confuso para o pagamento;

– Poucas opções de pagamento;

– Muitas informações, que tiram o foco do produto.

7 – Não cumprir com o prometido

Aprendemos que a marca deve encantar o cliente, superando suas expectativas, mas nem sempre isso ocorre se tratando de compras online. Mas é possível mudar esse cenário das seguintes formas:

– Entregando o produto na data ou antecipadamente;

– Entrar em contato com o cliente caso tenha ocorrido algum problema com a entrega;

– Embalar os produtos com cuidado;

– Realizar o processo de pós-venda de forma breve, buscando saber sobre a satisfação do cliente sobre a compra.

Fonte: Venda Mais

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