BLOG

O Relógio de Ponto evoluiu!

A Origem do Relógio de Ponto

Você já se perguntou quando foi que alguém teve a ideia de criar um relógio para controlar as jornadas? Então deixa eu te responder, Willard Le Grand Bundy foi quem teve a ideia de criar um relógio marcador de tempo em 1888. Inicialmente a ideia dele era apenas gravar o momento exato em que as pessoas entravam e saiam das empresas. Mas foi apenas em 1930 que as empresas adotaram o relógio de Bundy para marcar os horários de seus colaboradores.

Naquela época o controle de ponto não era obrigatório, mas conforme os anos foram passando surgiram as leis trabalhistas e com o controle de ponto não foi diferente.

De lá para cá houve várias formas de marcar o ponto:

Controle de Ponto Manual

Conhecido como livro de ponto é muito conhecido por ser uma das formas mais baratas para se controlar as jornadas de trabalho. Mas cuidado, nem sempre o mais barato é o mais seguro.

Apesar de muito simples, esse sistema não é seguro, uma vez que está sujeito a rasuras, fraudes e erros operacionais.

Controle de Ponto Mecânico

O controle de ponto mecânico, também conhecido como relógio de ponto cartográfico, é aquele sistema onde o funcionário utiliza um cartão de ponto para registrar os horários de sua jornada.  

Apesar de mais confiável que o livro de ponto, esse sistema não é seguro, uma vez que está sujeito a fraudes e erros operacionais.

Controle de Ponto Eletrônico

Nesse método existem 2 formas diferentes para os funcionários registrarem o ponto:

1 – pela leitura da biometria, onde o funcionário consegue bater o ponto e registrar os horários de sua jornada por meio da impressão digital.

2 – via cartão de ponto, ou o famoso crachá de acesso, onde o colaborador também conseguirá utilizar para registrar os horários da jornada de trabalho.

Essas são duas formas extremamente seguras de registrar o ponto dos funcionários, uma vez que impossibilita fraudes e garante a veracidade das informações.

Controle de Ponto Alternativo

O controle de ponto alternativo é uma das formas mais modernas de controle de jornada, e ele foi criado justamente para atender uma demanda que os outros modelos de controle de ponto não atendiam.

Esse tipo de sistema possui 3 formas de marcação de ponto, além de fazer integração com outros tipos de sistemas de controle de ponto. Confira as três formas:

1 – Web Ponto:

O web ponto é uma das formas de realizar a marcação dos horários dos funcionários, por meio dessa ferramenta é possível “bater ponto” pelo computador.

Você também deve pensar que ele não é seguro, porém, cada funcionário tem sua própria senha para registro de ponto e a empresa pode escolher ceder acesso somente nos computadores do próprio local de trabalho.

Dessa forma, não haverá ocorrências do tipo um funcionário bater ponto em qualquer outro lugar.

2- Cartão de ponto digital por Celular:

O controle de ponto alternativo possui aplicativos possíveis de realizar o controle e marcação dos horários de trabalho.

Nesse modelo, basta baixar o app em um celular, cadastrar o código da empresa e pronto, o funcionário poderá registrar o ponto de qualquer lugar da sua empresa.

Uma dúvida muito comum é sobre a segurança desse tipo de aplicativo. Mas gostaria de ressaltar que esse sistema possui 6 medidas de segurança (senha, foto, identificador de número, voz, geolocalização e reconhecimento facial), que asseguram a veracidade das informações.

3- Cartão de ponto digital por Tablet:

A marcação de ponto por tablet possui a mesma lógica do ponto por celular, por meio de um aplicativo instalado no aparelho o funcionário consegue registrar a jornada de trabalho.

Qual a importância do controle de ponto digital para pequenas e médias empresas?

Independentemente do tamanho da sua empresa, é de extrema importância gerenciar as jornadas de trabalho dos seus colaboradores para evitar prejuízos e assegurar que todas as especificações das leis trabalhistas estão sendo cumpridas.

A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) especifica que estabelecimentos com mais de 10 funcionários façam o controle da jornada por meio de um sistema de controle manual, mecânico ou eletrônico.

Se sua empresa se encaixa nesse perfil, não tem jeito, adotar um sistema de controle de ponto é obrigatório.

Mas caso sua empresa não se encaixe nessa determinação não significa que não poderá adotar. Na verdade, toda empresa deveria adotar uma forma de controle de jornada.

Nós da Solvção nos baseamos no fato de que em 2018 o Tribunal Superior do Trabalho, registrou 95.363 processos trabalhistas com temas referentes a controle de ponto. Desse número 32.476 eram sobre horas extras.

Se pararmos para observar, muitos desses processos poderiam ter sido evitados se as empresas tivessem adotado sistemas de controle de ponto, não é mesmo?

Eu sei que você deve estar pensando que para as pequenas e médias empresas, um controle de ponto eficiente que assegure as informações conforme a lei deve ser uma ferramenta cara. Mas é aí que você se engana, os controles de ponto digitais são justamente uma ferramenta acessível a qualquer tipo de negócio.

Falamos sobre as variedades do cartão de ponto, como ele evoluiu até chegar no modelo que temos hoje.

A expressão “cartão de ponto” é velha, mas com as ferramentas digitais a marcação de ponto ficou muito mais otimizada e, melhor ainda, o controle de jornada também.

Conforme você descobre que a tecnologia pode ser uma grande aliada na Gestão de Pessoas, a sua cultura organizacional muda completamente. E quanto mais próxima da inovação sua empresa estiver, mais ela se tornará referência.

O sistema de ponto digital é uma ferramenta inovadora, que está facilitando a vida de gerentes de RH e empreendedores.

Se você quer saber o porquê dele estar facilitando os processos, marque uma demonstração com a equipe da Solvção, que teremos prazer em detalhar essas facilidades pra você.

Precisando de especialistas para cuidar da contabilidade da sua empresa e ter mais tempo para se dedicar à administração e aos novos projetos?

Aqui na Solvção você encontra o que precisa! Nós cuidamos de toda a sua contabilidade enquanto você foca nos seus negócios!

WhatsApp chat

Esse site Utiliza cookies para uma melhor Experiência. para mais informações conheça nossa política de privacidade