Intenção de busca é aquilo que usuário quer saber, geralmente por uma pesquisa no Google ou outros buscadores. Entendendo o que ele busca, é possível criar conteúdos que vão atraí-lo para sua página.
Com o aumento da concorrência fica cada vez mais difícil aparecer para o público que você quer converter a clientes. Dessa forma, as lojas passam a recorrer ao SEO (Search Engine Optimization, otimização para motores de busca) para aumentar sua visibilidade, tráfego orgânico e, em consequência, suas vendas.
A técnica de SEO também é utilizada para entender como o usuário se comporta nas buscas, para traçar melhores estratégias de conteúdo.
Mas o que é intenção de busca?
Também é chamada de intenção de pesquisa e nada mais é do que tudo o que o usuário busca na Internet.
Na prática, realizando uma busca de “Melhores tênis para corrida”, minha intenção é ter dicas para saber os tênis que vão me ajudar a ter uma melhor performance. Ou seja, não estou procurando um tênis para crossfit.
Apesar de parecer óbvio, é algo importante para planejar conteúdos visando a dor do cliente.
Por fim, toda intenção de busca pode ser resumida nos quatro pontos seguintes:
- Eu quero saber: Procura satisfazer a curiosidade;
- Eu quero ir: Intenção de chegar em algum lugar;
- Eu quero fazer: Procura por algo que deseja fazer por conta própria, como uma receita ou montar um móvel;
- Eu quero comprar: 80% dos brasileiros buscam referências antes de realizar uma compra.
Hoje, 99% das pesquisas realizadas no Google são relacionadas a um dos tópicos abaixo:
Informacional
Tem o objetivo de satisfazer uma pesquisa por informação, solucionar alguma dúvida sobre algum tema específico.
É realizada no primeiro momento da compra, quando o cliente tem algum problema e busca informações para solucioná-lo.
Geralmente os resultados aparecem como:
– Como fazer. Aprenda, Quando, Descubra, O que, etc.
Comercial
É realizada na metade da jornada de compra.
O usuário sabe o que quer mas não sabe onde encontrar. Nessa pesquisa, é possível comparar preços e ler feedbacks dos usuários sobre o produto/serviço.
Transacional
Essas pesquisas são relacionadas à tomada de decisão.
Nessa etapa o cliente já tirou suas dúvidas sobre o que precisa, já sabe onde está sua solução e agora procura formas de sanar essa dor. Um exemplo de pesquisa é “Comprar camiseta Nike Feminina”.
Os termos que mais aparecem nos resultados são:
– Adquira; Preço; Compre; Desconto; Promoção, etc.
Lembrando que, a jornada de compra não acaba por aqui porque nesse processo o atendimento até sua finalização também está incluso.
Navegacional
Também chamada de busca direta, o usuário pesquisa especificamente uma página, porque já sabe que encontrará a solução para seu problema ali.
Concluindo
Saber sobre a intenção de busca é um passo estratégico importante e ficar atento às tendências serve como termômetro para entender como o público se comporta online, e, havendo relação com seu nicho, embarque nessa viagem!
Por fim, tenha em mente que o usuário sempre está buscando algo para resolver suas dúvidas, e colocá-lo em primeiro lugar é o primeiro passo para entender suas necessidades.
Fonte: Escola de E-commerce