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Como saber a hora certa de expandir meus negócios?

Essa dúvida é natural, pois a expansão do negócio requer muito planejamento e também investimento. Ou seja, para não correr o risco de fracassar, é importante tomar esta iniciativa no momento certo! Antes de mais nada, sugerimos que você se faça alguns questionamentos:

• Já extraí o máximo possível da minha empresa no panorama atual?

• Já estudei o mercado e realizei análises suficientes que possibilitam a expansão?

• Posso garantir a qualidade das minhas entregas mesmo após expandir?

•Será possível manter a minha identidade, de forma satisfatória, em outras filiais?

• Meus clientes vão se adaptar ao novo modelo ou a novos produtos/serviços?

• Estou pronto – financeiramente e emocionalmente – para assumir esse risco?

Obviamente, isso não significa que se você estiver seguindo todos esses indicadores vai crescer e se tornar uma grande empresa. Mas significa que você está pensando como uma grande empresa, e pode crescer se continuar cultivando esse comportamento.

A decisão de expandir o negócio é um passo muito importante para a empresa e o empreendedor. A organização deve estar preparada para o crescimento, levando em consideração, o negócio e os diversos aspectos que o impactam. Assim como, a infraestrutura, local de instalação, processos, logística, equipes e tecnologias. Estas variáveis devem ser levadas em conta nesta tomada de decisão.

Se a decisão não for tomada de forma correta, as ações de expansão podem fazer com que a sua empresa perca competitividade. Além disso, decisões equivocadas podem reduzir a participação na fatia de mercado na qual a empresa atua. Por isso, a decisão pelo crescimento da empresa deve ser tomada com cautela.

Qual o momento certo para expandir?

A expansão de uma empresa deve ser realizada através de um planejamento estratégico eficiente para que a ideia de crescimento seja executada com sucesso. Inúmeros detalhes devem ser considerados como um alto nível de investimento, recursos e de tempo.

Por isso, é importante estabelecer uma análise estratégica, onde o empreendedor compreenda todos os custos, as demandas de pessoal e infraestrutura, além dos riscos que envolvem o projeto de expansão.

Fatores que devem ser levados em conta:

• Calcular os custos deste crescimento

Um projeto de crescimento da empresa envolve riscos. Por isso, o empreendedor precisa compreender quais são os riscos envolvidos. Quando se toma a decisão de fazer a empresa crescer, significa que o empreendedor e seu negócio estão saindo da zona de conforto. Isso tudo envolve novos processos com os quais o empreendedor talvez não tenha conhecimento e se adentrar em novos mercados. Por esta razão, ao decidir pelo crescimento da empresa, o empreendedor deve se concentrar em seu objetivo final.

• Linha Contábil

A oportunidade de decidir quando a empresa deve crescer pode vir de forma inesperada. Esta oportunidade pode chegar através do estabelecimento de uma parceria ou abertura de uma nova unidade. Mas mesmo que a oferta pareça irrecusável, antes da tomada de decisão, o empreendedor terá que avaliar cada passo e planejar as ações. Este processo envolve analisar a saúde financeira da empresa de forma minuciosa. Para isso, é importante contar com a ajuda de um profissional de contabilidade que irá demonstrar os resultados da operação.

Assim, será  mais fácil de descobrir os pontos fortes e fracos do negócio. Através desta avaliação, o empreendedor poderá descobrir que sua empresa possui custos operacionais altos. Também conseguirá perceber se há dívidas pendentes como empréstimos e financiamentos que podem reduzir seu potencial de investimento. Porém, ainda que hajam questões técnicas, o instinto empreendedor é o que move qualquer empresa. Por isso, confie em sua experiência e nas oportunidades únicas que podem aparecer.

• Aumentar a Equipe

Durante o processo de expansão, pode surgir a necessidade de aumentar a equipe e investir nos colaboradores que já se encontram na empresa. O primeiro passo deve ser olhar para dentro do negócio e analisar os funcionários que já estão em sua equipe. O empreendedor deve avaliar se os funcionários estão realizando suas funções de forma adequada e eficiente.

Se este fator não for analisado de forma correta, a contratação de novos funcionários pode originar novos problemas, pois os processos realizados na empresa não estão bem definidos e firmados. Por isso, é importante mapear os fluxos de trabalho e entender a função de cada um.

• Investir em Tecnologia

Empreender e inovar tem relação direta com o investimento de tecnologia. Assim, ao decidir quando a empresa deve crescer, o empreendedor também deve pensar em apostar em tecnologia online e offline. A tecnologia pode ajudar de duas formas principais: melhoria de processos e aumento de produtividade.

Os softwares e os programas especializados podem ajudar a melhorar o controle de processos e garantir menor desperdício de matéria, menor burocratização e até menos ações dos funcionários na produção. Desta forma, o investimento em tecnologia pode ser útil na otimização do tempo e maior eficiência. Isso resulta em uma tendência no aumento do nível de produção, como também na receita da empresa que pode facilitar outros fatores.

• Investir em Publicidade

A publicidade pode ser uma ferramenta poderosa para expandir a empresa, pois torna a marca conhecida, além de trazer novos clientes. O investimento em publicidade deve ser tomado com cautela, pois este investimento pode representar um alto custo que pode ser substituído por ações menos dispendiosas. 

Antes de decidir pelo investimento em publicidade, procure identificar se sua empresa está pronta para atender a demanda que será divulgada. Além disso, busque entender quais são seus potenciais clientes, os meios que serão usados para atingi-los, quanto você está disposto a investir e qual o retorno esperado.

Depois de analisar esses fatores, procure profissionais qualificados para realizar o processo ou uma agência de publicidade.

• Investir em Marketing Digital 

Devido à popularização da internet e outros recursos digitais, o marketing digital tem ganhado espaço em todo o mundo. Um investimento bem-sucedido em estratégia de marketing digital pode implicar em um valor obtido maior do que foi aplicado.

Por isso, levando em conta essa lógica, em um cenário de expansão, o marketing digital pode ser um bom investimento para estimular o desempenho de uma empresa.

• Saber escolher Linhas de Financiamento

Após decidir que a empresa deve crescer, há a decisão de optar qual o melhor tipo de financiamento. A resposta para esta pergunta irá depender do objetivo do empreendedor e, também, do porquê sua empresa precisa de um financiamento.

Investidores anjos: os investidores anjos, em geral, são empresários que colocam seu próprio dinheiro em empresas em estágio inicial, esperando um futuro retorno. Estes empresários passam a ter uma parte minoritária da empresa. Este tipo de financiamento pode ser positivo para as empresas, pois não sobrecarrega o fluxo de caixa com o pagamento de mensalidades de empréstimos.

Antecipação de recebíveis: É uma boa solução para quitar contas imediatas e arcar com compromissos financeiros a curto prazo. Ou seja, a antecipação de recebíveis pode ser uma injeção de capital de giro para a empresa. A vantagem é a rapidez com a qual você consegue esse capital e o fato de não ser um dinheiro emprestado, mas um adiantamento de recebimento. Entretanto, há taxa de juros a ser paga à securitizadora ou factoring, que, em geral, gira em torno de 3 a 12% a.m.

Crownfunding: Também conhecido como “vaquinha online.” É um tipo de financiamento para empresas que não podem, ou não querem, lidar com outras opções mais caras como empréstimos bancários.

Empréstimos bancários: Costuma ser a opção mais comum entre empresários. Entretanto, o empréstimo bancário pode ter taxas e juros mais altos do que as demais opções oferecidas. Fique atento ao custo efetivo total (CET) da transação para saber realmente o quanto você estará pagando ao final do parcelamento.

Linhas de crédito online: O conceito das linhas de crédito online é emprestar o dinheiro solicitado, e receber o pagamento por meio de parcelas ou mensalidades pré-fixados. 

Esses indicadores, apesar de não garantirem o seu crescimento, vão aumentar o seu nível de profissionalismo, e é justamente isso que faz com que as pessoas procurem as grandes empresas.

Você está pronto para ser um pequeno gigante em seu mercado?

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