Atualizado em 07/06/2023.
Ao procurar informações sobre algum produto ou serviço muitos consumidores usam sites de busca. Dentre os buscadores, o que mais se destaca pelo volume de uso e qualidade dos resultados é o Google. É por isso que aparecer com destaque em seus resultados é algo muito visado pelas empresas.
Pensando nisso, reunimos 9 dicas sobre como fazer sua empresa aparecer no Google e atrair clientes!
1. Capriche no SEO
O SEO, ou Search Engine Optimization, consiste em reunir características valorizadas pelo Google para fazer com que seu site se destaque nos resultados. É um trabalho que você faz sem precisar pagar nada para aparecer nas primeiras posições!
Digamos que o Google, na hora de rankear as respostas aos seus usuários, leve em consideração um conjunto de regras que facilitam o seu trabalho. SEO é uma estratégia de aplicação dessas normas em seu site, permitindo que o Google faça seu trabalho de maneira mais eficaz.
2. Invista na produção de bons conteúdos
Um ponto muito valorizado pelo Google são os conteúdos.
Sites que possuem bons materiais mantêm os visitantes neles por mais tempo e o buscador está de olho nisso ao avaliar a reputação de um domínio.
Se você produz textos que realmente interessam ao público e que são autorais, seu posicionamento nos resultados será melhor.
3. Utilize links patrocinados
O Google Ads é o serviço de links patrocinados do site de busca mais utilizado do mundo. Investir nele permite que o site da sua empresa apareça na primeira página dos resultados de forma rápida e simples, porém, isso tem um custo.
Além disso, existem outras vantagens de investir na ferramenta, como a possibilidade de segmentação por palavra-chave, ou seja, ao selecionar as palavras adequadas, você atrairá o público que realmente interessa!
4. Conquiste links de qualidade (link building)
A prática de link building, ou seja, construção de links para um website é importantíssima porque o Google entende que, quanto mais sites apontarem para o seu, maior é a sua autoridade acerca de determinado assunto.
Porém, nem toda indicação é igual: sites maiores e mais confiáveis de empresas como a Forbes e Exame, por exemplo, têm um valor muito maior do que blogs comuns e gratuitos. Claro que toda indicação é bem-vinda, no entanto, é preciso ter atenção acerca de algumas regras do próprio Google.
De modo ideal, os links devem conter um texto âncora referente ao assunto, vir de sites que atuem no mesmo nicho e ter características naturais, ou seja, não devem ser comprados, pois isso pode prejudicar seu site.
Se isso não acontecer, o Google pode entender que você está fazendo Spam ou tentando enganar o seu usuário e pode penalizar algumas páginas que, possivelmente, perderão posições no resultado do buscador.
5. Utilize o Search Console
O Search Console, antigo Webmasters Tools, auxilia no monitoramento e na manutenção da presença do site nos resultados da Pesquisa Google.
Ele ajuda a verificar as páginas indexadas, otimizar o desempenho no buscador, enviar ou atualizar sites e conteúdos com mais rapidez, enviando um sitemap, e conferir a existência de links com potenciais de spam apontando para o seu website.
Além disso, contribui com bons insights para SEO sobre quais palavras-chave usar e como otimizar as Meta Descriptions para aumentar a quantidade de acessos.
6. Conecte o site às redes sociais
Os sinais sociais, ou seja, os compartilhamentos de conteúdo nas redes sociais, também é um dos fatores de rankeamento do Google. Por isso, ter uma boa página é importantíssimo. Além de gerar tráfego, passa credibilidade e autoridade para o site.
7. Coloque sua empresa no Google Maps
Há uma ferramenta que você pode usar para aparecer com mais facilidade nas buscas: o Google Meu Negócio. Ele permite que sua empresa faça um cadastro com dados como endereço, horários de funcionamento e contatos, além de usufruir de alguns benefícios.
O Google Meu Negócio cria para sua empresa uma página no Google+, coloca sua localização no Google Maps e permite que sua organização apareça nos resultados das buscas em destaque.
Essa funcionalidade do Google é muito interessante, pois estreita os laços do cliente com a marca e permite que ele conheça um pouco do negócio antes mesmo de chegar ao local, seja por horários de funcionamento, fotos da empresa e testemunhos de clientes que já estiveram ali.
8. Tenha um layout responsivo
Com o avanço das tecnologias e o uso crescente dos dispositivos móveis para a realização de pesquisas na internet, o Google tem dado prioridade a sites que tenham um layout responsivo.
Responsividade é a capacidade de adequação às diferentes telas de laptops, tablets e smartphones. Algo cada vez mais necessário nos dias de hoje, visto a gama de diferentes dispositivos que um cliente pode utilizar.
Disparado como um dos dispositivos mais utilizados para a navegação estão os smartphones, que demandam conteúdos pensados para telas menores. Por isso, invista na experiência do usuário e responsividade, caso ainda não tenha feito isso.
9. Proteja os dados dos usuários
A segurança é outro aspecto importante e é um dos fatores de rankeamento no Google. Para verificar isso, o buscador analisa se as suas páginas estão protegidas com um certificado SSL (aquele que altera o http para https).
Ele criptografa as informações inseridas pelos usuários e oferecem mais proteção à navegação e o uso de dados. Aliás, o próprio Chrome, navegador oficial da empresa, avisa ao usuário que um site não é seguro, se ele não tem esse certificado instalado, o que pode ser negativo para as suas conversões de funil.
Caso você trabalhe com vendas direto no site, a falta de segurança terá um impacto direto sobre a decisão de compra do cliente, que não se sentirá seguro para fechar o negócio.
Ser encontrado de forma orgânica é o ideal para qualquer organização, pois traz maior retorno sobre os investimentos e reduz gastos constantes com anúncios.
Gostou? Siga essas dicas com atenção e você terá mais chances de alcançar o sucesso em suas estratégias! Nós, da Solvção, torcemos por você!