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Quer empreender? Então fique atento aos erros que podem matar seu negócio.

Quer empreender? Então fique atento aos erros que podem matar seu negócio.

Empreendedorismo

Após cinco anos de funcionamento, somente quatro em cada dez empresas continuam a operar no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seu último estudo de Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo. E os erros que podem matar seu negócio se repetem: falta de planejamento, falta de visibilidade sobre fluxo de caixa, entre outros. Para evitar cair nas mesmas falhas de outros empreendedores, o melhor é se informar.

Conheça os cinco erros que a maioria dos empreendedores principiantes cometem ao abrir um negócio e garanta o sucesso da sua empresa.

1 – Sacar todo o dinheiro do caixa

É muito importante administrar o lucro, fazer um planejamento no sentido de ter um salário fixo ou ganhos que representem apenas um percentual do lucro. Muitos empreendedores não fazem isso e acabam ficando sem capital de giro.

O erro também ocorre por acharem que o período de ganhos fartos se estenderá por um longo tempo. Mas após esse período de bonança, a receita diminui e se veem numa situação sem caixa. Por isso é muito importante ter um planejamento de caixa e de salário próprio, além de pés no chão para ter fôlego quando as coisas não estiverem indo tão bem.

2 – Investir pouco na melhoria do negócio

Com pouco caixa acaba faltando dinheiro para reinvestir na melhoria do negócio. Com o crescimento da empresa, o ideal é que você passe a terceirizar parte do serviço ou automatizar, buscando avanços que proporcionem tempo para focar na gestão do negócio e não no operacional.

Dessa forma, você pode ganhar escala para aumentar a sua receita. Isso se torna um problema se você tiver uma má gestão do caixa da empresa. Além disso, operar sem caixa te coloca em maus lençóis em momentos inesperados, como o que ocorreu na pandemia, fazendo diversos negócios trabalhar de portas fechadas por alguns meses.

3 – Não saber precificar o trabalho

Busque sempre referências, entenda seus custos e seu diferencial. A precificação do seu trabalho passa por diversos cuidados e é muito importante; às vezes você pode estar vendendo muito mas operando no zero a zero se não colocar seu preço com uma margem de lucro.

Na criação de conteúdo, o exercício de entender o seu produto deve ser constante, porque ele muda o tempo todo.

Na gestão do negócio, cometer o erro de vender por um preço muito abaixo do mercado ou muito acima também é perigoso. Ambas as linhas são ruins a longo prazo.

4 – Demorar para aprender e mudar a estratégia

A agilidade é fundamental para negócios que estão nascendo, porque geralmente você aprende com os erros apresentados nos testes de produtos. Não há uma fórmula mágica que te aponte qual produto será mais vendido e falado no mercado.

O ponto de atenção aqui é fazer deste teste algo rápido. O aprendizado tem que ser constante e as mudanças de rotas devem ser rápidas, pois demorar muito tempo em alguma estratégia que não está dando certo pode ser mortal para os negócios.

5 – Não ter uma identidade visual clara

A identidade visual e de comunicação faz o cliente identificar sua marca em um feed com milhares de postagens. Ao bater o olho, ele já sabe quem está fazendo a postagem. Além de investir na melhoria do seu produto, também tome um cuidado especial de como está publicando a sua marca. Uma falta de identidade, em geral, não te destaca em um mercado competitivo.

Por fim, conclui-se que pequenas ações podem salvar o seu negócio de erros que podem ser prejudiciais a médio e longo prazo.

Esperamos que essas dicas te ajudem a ter um negócio sólido e conte com nossa contabilidade para ajudá-lo a crescer.

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