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Quer empreender? Então fique atento aos erros que podem matar seu negócio.

Após cinco anos de funcionamento, somente quatro em cada dez empresas continuam a operar no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seu último estudo de Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo. E os erros que levam à falência se repetem: falta de planejamento, falta de visibilidade sobre fluxo de caixa, entre outros.

Para evitar cair nas mesmas falhas de outros empreendedores, o melhor é se informar. Conheça os cinco erros que a maioria dos empreendedores principiantes cometem ao abrir um negócio e garanta o sucesso da sua empresa.

1- Sacar todo o dinheiro do caixa

É muito importante administrar o lucro. Fazer um planejamento no sentido de ter um salário fixo ou mesmo ganhos que representem apenas um percentual do lucro. Muitos empreendedores não fazem isso e acabam ficando sem capital de giro.

O erro também ocorre por acharem que o período de ganhos fartos se estenderá por um longo tempo. Mas após esse período de bonança, a receita diminui e se veem numa situação sem caixa. Por isso é muito importante ter um planejamento de caixa e de salário próprio, além de pés no chão para ter fôlego quando as coisas não estiverem indo tão bem.

2- Investir pouco na melhoria do negócio

Com pouco caixa, falta dinheiro para reinvestir na melhoria do negócio. Com o crescimento da empresa, o ideal é que você passe a terceirizar parte do serviço ou mesmo a automatizar, buscando avanços que te deem tempo para focar na gestão do negócio e não no operacional.

Somente assim, você pode ganhar escala para aumentar a sua receita futura. Isso se torna um problema se você tiver uma má gestão do caixa da empresa. Além disso, operar sem caixa te coloca em maus lençóis em momentos inesperados, como o que ocorreu na pandemia que fez diversos negócios terem de trabalhar de portas fechadas por uns meses.

3- Não saber precificar o trabalho

Busque sempre referências, entenda seus custos e seu diferencial. A precificação do seu trabalho passa por diversos cuidados e é muito importante porque às vezes você pode estar vendendo muito mas operando no zero a zero se não colocar no seu preço uma margem de lucro.

Na criação de conteúdo, o exercício de entender o seu produto e preço deve ser constante porque ele muda o tempo todo. Na gestão do negócio, cometer o erro de vender por um preço muito abaixo do mercado ou muito acima também é perigoso. Ambas as linhas são ruins para o negócio a longo prazo.

4- Demorar para aprender e mudar a estratégia

Agilidade é fundamental para negócios que estão se constituindo porque em geral você aprende com os erros e testes de produtos. Não há uma fórmula mágica que te aponte qual produto será mais vendido e falado no mercado.

Em geral, os empreendedores aprendem testando. O ponto de atenção aqui é fazer deste teste algo rápido. O aprendizado tem que ser constante e as mudanças de rotas, rápidas, pois demorar muito tempo em alguma estratégia que não está dando certo pode ser mortal para os jovens negócios.

5- Não ter uma identidade visual clara

A identidade visual e de comunicação faz o cliente identificar sua marca em um feed com milhares de postagens. Ao bater o olho, ele já sabe quem está fazendo a postagem. Além de investir na melhoria do seu produto, também tome um cuidado especial de como está comunicando sua marca. Uma falta de identidade, em geral, não te destaca em um mercado tão competitivo.

Esperamos que essas dicas te ajudem a ter um negócio sólido e conte com nossa contabilidade para ajudá-lo a crescer.

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