Uma das dúvidas que paira na mente de um estudante ou recém-formado em medicina é: Qual o momento certo de contratar um contador? Afinal, será necessário lidar com questões burocráticas ao entrar no mercado de trabalho e, com certeza uma contabilidade fará toda a diferença nesse momento.
Para te ajudar, separamos situações em que contratar um contador é importante. Veja a seguir.
Para Médico Profissional Liberal
O Médico Profissional Liberal trabalha por conta própria, ou seja, não é um funcionário de hospital. São conhecidos como autônomos.
Veja a diferença entre Profissionais autônomos e liberais.
Profissional Liberal geralmente tem grau universitário e pode trabalhar sozinho ou em empresas. Além disso, precisa estar cadastrado no seu conselho regional para exercer a profissão.
O Profissional Autônomo não precisa ser graduado e não se vincula ao conselho regional. Os profissionais que se encaixam como autônomos são pintores, artesãos, pedreiros etc.
Então os médicos profissionais liberais que decidiram trabalhar de forma independente e não abriram uma empresa, precisam abrir algumas obrigações. É nesse momento que identificamos a importância de contratar um contador.
As obrigações do Médico Profissional Liberal
- Receita Federal: É necessário fazer o Carnê-Leão para que constem os recebimentos e despesas do profissional. Com isso, é possível verificar o lucro e o que deverá ser pago no Imposto de Renda;
- Cadastro Municipal: O médico precisa ter seu Cadastro Contribuinte Mobiliário (CCM ou Cadastro na Prefeitura), que serve para conseguir a Inscrição Municipal, conseguir emitir notas fiscais e pagar o Imposto Sobre Serviços, chamado ISS;
- Conselho Regional: É uma anuidade paga de acordo com seu conselho de classe;
- INSS: Prestando serviços para outra empresa, será pago 11% de INSS. Se trabalha com seu próprio consultório como Pessoa Física, a contribuição passa a ser 20%.
Assim, com essas obrigatoriedades é indicada a contratação de um contador que te auxilie nas dúvidas que podem surgir.
Para Médicos PJ
Contratar um contador será muito útil quando precisar realizar plantões em hospitais e clínicas e abrir uma empresa médica se torna realidade.
Quando se é Médico PJ fica mais fácil negociar com a empresa em questão e há diminuição de custos com impostos.
Veja no que o contador consegue te ajudar:
- Registro na Receita Federal;
- Abertura da Empresa;
- Contrato Social;
- Registro na Prefeitura.
Além disso, existem diversas vantagens em ser um médico PJ, inclusive se tiver uma boa gestão financeira com o acompanhamento direto de um contador.
Para abrir um consultório médico
Aqui o contador precisa realizar uma análise tributária, identificando o regime mais indicado para a empresa. Em algumas situações o indicado é que o médico tenha seu consultório como Profissional Liberal.
Viu como é importante a relação entre médico e contador?
Economize e evite dores de cabeça!
Se você está em busca de uma contabilidade para médicos, a Solvção pode te ajudar com suas dúvidas.
Entre em contato com a gente e estamos prontos para te auxiliar.
Fonte: Conta+