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Presença Digital: A importância para sua empresa

Chamamos de “presença digital” ou “presença online” a forma como uma marca se posiciona nos meios digitais e como ela utiliza seus canais na internet para construir relevância, credibilidade e relacionamento com os consumidores. 

Já tornou-se uma prática comum entre os consumidores buscar na internet empresas e produtos de seu interesse, compará-los e então escolher a melhor opção.

A facilidade de encontrar empresas e produtos de seu interesse na web, tornou o ambiente digital a principal ferramenta usada pelos consumidores para conhecer novas opções de negócios.

Já imaginou se todos que precisassem de algum produto específico, tivessem que se deslocar até o estabelecimento?

Dificilmente compraríamos produtos importados, por exemplo.

Entender o quanto a presença digital é vantajosa para a sua marca é o primeiro passo.

O que ajuda a empresa marcar presença no meio digital?

Muitos empreendedores acreditam que para garantir uma boa visibilidade na web é preciso estar presente em todos os ambientes digitais possíveis.

O que não é verdade. 

Quando a empresa ainda está no início da consolidação da marca, o importante é garantir a presença nos canais que seja possível atingir o público-alvo de maneira eficiente, ou seja, saber onde eles mais interagem.

Para isso, é importante conhecer as 3 variações de mídia que existem:

Mídia Paga

Como o próprio nome sugere, a mídia paga consiste no investimento em anúncios para aumentar o alcance de sua marca e ganhar destaque em relação aos concorrentes.

Exemplos disso são: links patrocinados, anúncios ou banners em blogs e sites, publicações promovidas no instagram e facebook, entre outros. 

Quem não tem muita familiaridade com esse processo acredita até que essa é uma forma “errada” de ganhar visibilidade no meio digital, enquanto na verdade se trata de uma possibilidade das marcas alcançarem o reconhecimento que deseja.

Mídia Própria 

Todo conteúdo produzido, monitorado e controlado pela sua marca, como perfis de redes sociais, blog e também o próprio site da empresa é considerado mídia própria.

Para seguir com essa estratégia é importante estudar a concorrência, seu público-alvo, passando pelo objetivo da empresa.

Com conteúdos alinhados aos propósitos da sua empresa, fica muito mais fácil chamar a atenção de seu público-alvo, fazendo com que eles se tornem promotores número um da marca.

Mídia Espontânea 

Conhecida também como “mídia orgânica”, é a capacidade que sua marca tem em gerar engajamento do público por meio dos conteúdos produzidos sem que seja necessário algum tipo de pagamento.

Por exemplo, comentários nos posts das redes sociais.

Você pode usar esses feedbacks recebidos nas redes, sejam eles positivos ou negativos, para coletar informações e melhorar seu produto/serviço.

Além disso, o monitoramento dos feedbacks é fundamental para que seja possível controlar comentários e avaliações negativas antes isso possa prejudicar a reputação do negócio.

Uma das principais formas para conseguir mídia orgânica é por meio das estratégias de marketing, que você vai conhecer no próximo tópico.

Principais mídias para aplicar suas estratégias de marketing

Agora que você já conhece melhor as estratégias de marketing, chegou a hora de saber onde você pode aplicá-las diretamente. 

Para isso, é importante que você já tenha uma ideia de quais são os principais canais utilizados pelo seu público para facilitar os esforços das suas estratégias.

Confira alguns dos principais canais:

Site

O site é vai ser o canal oficial da sua empresa.

Você utilizará ele para fornecer informações relevantes para o público, como meios de contato, endereço, produtos e serviços oferecidos, valores etc. 

Para criar um site para sua empresa, você pode fazer um cadastro no Google Meu Negócio, inserindo suas informações para o cadastro e, em seguida, a plataforma irá transferi-las para a criação de um site.

Além disso, o cadastro no Google Meu Negócio vai permitir que na hora da busca os usuários encontrem sua marca mais facilmente, por meio de um recurso da ferramenta chamada “ficha local”. 

Blog

O blog é o principal canal para trabalhar suas estratégia de conteúdo e uma ótima forma de mostrar ao seu público que sua empresa é autoridade na área de atuação.

A grande maioria das pessoas não sabem que têm uma necessidade e com os conteúdos do blog você consegue ajudá-los a suprirem essa necessidade antes mesmo que ela apareça.

É importante lembrar que os resultados dessa ação são de longo prazo.

Ou seja, existe um certo caminho a ser percorrido que envolve educar o público, ajudá-lo em suas dúvidas e, por último, a oferta de seu produto ou serviço.

Redes Sociais

Criar uma conta para a empresa nas redes sociais tornou-se a melhor forma de engajar o público com a marca, além de facilitar a comunicação entre ambos.

A todo momento, milhares de pessoas interagem nas redes sociais e, com esse público diverso, as chances de gerar novas oportunidades de negócios são grandes.

Cada rede social tem uma característica que vai definir o melhor tipo de conteúdo a ser postado, para gerar interação com o público daquele canal.

Por exemplo, ao configurar uma conta comercial no Instagram, o principal tipo de conteúdo postado na rede são imagens e pequenos vídeos.

Benefícios da presença online

Agora que você já sabe qual é a importância da presença digital para o seu negócio e o que você pode fazer para construí-la, é hora de listar os principais benefícios dessa ação para a sua marca.

Confira:

Autoridade

Promover conteúdos de valor e qualidade para o público ajuda a criar uma visão de autoridade no assunto, construindo uma relação de confiança entre as pessoas e sua marca.

Com isso, com certeza, as pessoas se tornarão promotores da sua marca, ajudando ainda mais na visibilidade do negócio.

Visibilidade

A cada dia que passa, o consumidor está mais rigoroso para escolher uma empresa para investir seu precioso dinheiro, e a internet é onde eles escolhem, pesquisam e conhecem melhor as marcas que podem atendê-los.

Os consumidores gostam de conhecer mais a fundo sobre a marca e buscam feedbacks de outros consumidores até conseguir sentir confiança para comprar algum produto. 

Por isso, uma presença digital bem estruturada e alinhada te ajuda a atrair muitos consumidores que ainda não conhecem seus serviços.

Eficiência de segmentação

A interação do público com sua marca pelas redes é excelente para a segmentação de seu público. 

Quando você tem informações exatas sobre o perfil de seus potenciais clientes fica muito mais fácil conseguir impactá-los com a sua marca por meio de campanhas específicas.

Relacionamento com o público

O ambiente digital sempre vai ser o mais propício para uma interação rápida e informal.

Sem que você precise pedir, o público sempre está oferecendo feedback sobre a empresa nas redes.

Você pode usar essas informações para aperfeiçoar seus produtos ou serviços.

A proximidade que sua empresa consegue ter com o público pelas redes permite fazer uma análise mais profunda sobre o comportamento de cada um.

(fonte: jornalcontabil.com.br)

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