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A importância da Presença Digital para sua empresa

A importância da Presença Digital para sua empresa

Gestão de Vendas

Chamamos de “presença digital” a forma como uma marca se posiciona e a importância da empresa na internet, através dos canais para construir sua relevância, credibilidade e relacionamento com os consumidores.  

Tornou-se uma prática comum entre os consumidores a busca na internet de empresas e produtos de seu interesse, compará-los e então escolher a melhor opção.

A facilidade de encontrar empresas e produtos na web tornou o ambiente digital a principal ferramenta usada pelos consumidores para conhecer novas opções de negócios.

Já imaginou se todos que precisassem de algum produto específico, tivessem que se deslocar até o estabelecimento? Dificilmente compraríamos produtos importados, por exemplo.

Entender a importância de ter sua empresa na internet é o primeiro passo.

O que ajuda a empresa marcar presença no meio digital?

Muitos empreendedores acreditam que para garantir uma boa visibilidade na web é preciso estar presente em todos os ambientes digitais possíveis. O que não é verdade. 

Quando a empresa está consolidando sua marca, o importante é garantir presença nos canais que seja possível atingir o público-alvo de maneira eficiente, ou seja, saber onde eles mais interagem.

Para isso, é importante conhecer as 3 variações de mídia que existem:

Mídia Paga

Como o próprio nome sugere, a mídia paga consiste no investimento em anúncios para aumentar o alcance da sua empresa na internet e se destacar em relação aos concorrentes.

Exemplos disso são: links patrocinados, anúncios ou banners em blogs e sites, publicações promovidas no instagram e facebook, entre outros. 

Quem não tem familiaridade com esse processo, acredita que essa é uma forma “errada” de ganhar visibilidade no meio digital, quando se trata de uma possibilidade de alcance ao reconhecimento que deseja.

Mídia Própria 

Todo conteúdo produzido, monitorado e controlado pela sua marca, como perfis de redes sociais, blog e também o próprio site da empresa é considerado mídia própria.

Para seguir com essa estratégia é importante estudar a concorrência, seu público-alvo e passar pelo objetivo da empresa.

Com conteúdos alinhados aos seus propósitos, fica muito mais fácil chamar a atenção de seu público-alvo, fazendo com que eles se tornem promotores número um da marca.

Mídia Espontânea 

Conhecida também como “mídia orgânica”, é a capacidade que a marca tem em gerar engajamento por meio dos conteúdos produzidos sem a necessidade de pagamento. Por exemplo, comentários nos posts das redes sociais.

Você pode usar esses feedbacks recebidos nas redes, sejam eles positivos ou negativos, para coletar informações e melhorar seu produto/serviço.

Além disso, o monitoramento dos feedbacks é fundamental para que seja possível controlar comentários e avaliações negativas antes que isso prejudique a reputação do negócio.

Uma das principais formas para conseguir mídia orgânica é por meio das estratégias de marketing, que você vai conhecer no próximo tópico.

Principais mídias para aplicar as estratégias de marketing

Agora que você já conhece melhor as estratégias de marketing, chegou a hora de saber onde você pode aplicá-las diretamente. 

Para isso, é importante que você já tenha uma ideia de quais são os principais canais utilizados pelo seu público para facilitar os esforços das suas estratégias.

Site

O site é vai ser o canal oficial da sua empresa.

Você o utilizará para fornecer informações relevantes para o público, como meios de contato, endereço, produtos e serviços oferecidos, valores etc. 

Para criar um site para sua empresa, você pode fazer um cadastro no Google Meu Negócio, inserindo suas informações e, em seguida, a plataforma irá transferi-las para a criação de um site.

Além disso, o cadastro vai permitir que na hora da busca os usuários encontrem sua marca mais facilmente, por meio de um recurso da ferramenta chamada “ficha local”. 

Blog

O blog é o principal canal para trabalhar suas estratégias de conteúdo e uma ótima forma de mostrar ao seu público que sua empresa é autoridade na área.

A grande maioria das pessoas não sabe que tem uma necessidade e, com os conteúdos do blog, é possível ajudá-los a suprir essa necessidade antes mesmo que ela apareça.

É importante lembrar que os resultados dessa ação são a longo prazo. Ou seja, existe um caminho a ser percorrido que envolve educar o público, ajudá-lo em suas dúvidas e ofertar seu produto ou serviço.

Redes Sociais

Criar uma conta para a empresa nas redes sociais tornou-se a melhor forma de engajar o público, além de facilitar a comunicação entre ambos.

Cada rede social tem uma característica que vai definir o melhor tipo de conteúdo a ser postado, para gerar interação com o público daquele canal. Por exemplo, ao configurar uma conta comercial no Instagram, o principal tipo de conteúdo postado na rede são imagens e pequenos vídeos.

Benefícios da presença online

Agora que já sabe qual a importância da empresa na internet e o que você pode fazer para construir a imagem do seu negócio, é hora de listar os principais benefícios dessa ação para a sua marca. Confira:

Autoridade

Promover conteúdos de valor e qualidade para o público ajuda a criar uma visão de autoridade no assunto, construindo uma relação de confiança.

Dessa forma, as pessoas se tornarão promotores da sua marca, favorecendo ainda mais na visibilidade do negócio.

Visibilidade

A cada dia que passa, o consumidor está mais rigoroso na seleção de uma empresa para investir seu dinheiro, e a internet é onde eles pesquisam, conhecem e escolhem as marcas, buscando feedbacks de outros consumidores até conseguir sentir confiança para comprar algum produto. 

Por isso, uma presença digital bem estruturada e alinhada ajuda a atrair muitos consumidores que ainda não conhecem os serviços oferecidos.

Eficiência de segmentação

A interação do público com sua marca pelas redes é excelente para a segmentação de seu público. 

Quando você tem informações exatas sobre o perfil de seus potenciais clientes, fica muito mais fácil conseguir impactá-los por meio de campanhas específicas.

Relacionamento com o público

A importância da sua empresa na internet é que o ambiente digital sempre vai ser o mais propício para uma interação rápida e informal.

Sem que você precise pedir, o público sempre está oferecendo feedback sobre a empresa nas redes. Como vimos, essas informações podem ser utilizadas para aperfeiçoar seus produtos ou serviços.

A proximidade que sua empresa consegue ter com o público pelas redes permite fazer uma análise mais profunda sobre o comportamento de cada um.

(fonte: jornalcontabil.com.br)

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