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Tendências de atendimento da Era Digital

Tendências de atendimento da Era Digital

Contabilidade Digital Consultiva

Oferecer um bom atendimento ao cliente é uma das condições mais importantes para um negócio alcançar o sucesso.

Estruturar uma abordagem correta exige muito mais do que focar em um roteiro. É preciso considerar o papel da tecnologia nesse processo e as novas tendências de atendimento da Era Digital.

Atendimento ao cliente: o que considerar?

A evolução do atendimento ao cliente é uma realidade em todo o mundo e em todos os setores de atuação.

As mudanças, no entanto, não se limitaram aos processos em si. Elas também evoluíram em relação às expectativas do público, afinal na Era Digital as pessoas têm outras prioridades sobre como desejam ser atendidas e sobre o que mais valorizam.

Mas, o que o cliente deseja? Confira algumas das principais demandas que o seu cliente espera do seu negócio – e o que considerar nesse atendimento:

Experiência do cliente

Primeiramente, há uma expectativa do cliente quanto a uma experiência memorável e uma atuação por parte da empresa que lhe entregue resultados diferenciados. Afinal, pessoas e companhias não desejam contar com um atendimento burocrático ou incompleto. Em vez disso, buscam ter todas as necessidades satisfeitas.

Por isso, é preciso pensar no atendimento como um momento para encantar seus clientes e posicionar a marca de uma maneira positiva. Também é essencial agir para que a atuação seja consistente e que entregue uma performance diferenciada.

Atendimento humanizado e eficiente

Mesmo na Era Digital, as pessoas desejam falar com outras pessoas – e buscam ser vistas também dessa maneira. Uma comunicação distante e pouco personalizada não faz sentido quando a intenção é atender às expectativas do seu cliente.

No caso da contabilidade digital, é especialmente importante ter uma abordagem personalizada e atendimento humanizado. Isso permite esclarecer dúvidas, considerar as necessidades específicas do negócio e tornar o cotidiano mais simples, fácil e ágil para seu cliente.

Velocidade de resposta

Com tanta tecnologia a nossa volta, uma das tendências de atendimento na Era Digital é a velocidade de comunicação. As pessoas estão em um ritmo acelerado e, por isso, esperam receber respostas em questão de minutos.

Na prática, isso significa que o atendimento aos seus clientes deve ser planejado com cuidado. Você deve, por exemplo, se certificar de atender a todos com o mesmo nível de qualidade. Do contrário, seu trabalho poderá ser colocado em xeque – juntamente com a credibilidade do seu negócio.

Variedade de canais de comunicação

Além da velocidade na comunicação, é indispensável considerar a necessidade de oferecer diversos meios para o atendimento ao cliente. Afinal, as pessoas desejam ter liberdade de escolha e poder selecionar quais são as opções mais convenientes para serem atendidas.

Isso exige que sua empresa seja capaz de selecionar os meios mais adequados para o seu público e que consiga integrá-los. É assim que surge a proposta do omnichannel, no qual um atendimento começa em um ponto e continua em outro, de forma natural e sem interrupções.

Quais as tendências de atendimento na Era Digital?

Além das novidades em termos de expectativas do seu cliente, é preciso considerar as tendências de atendimento a partir das ferramentas disponíveis no mercado. Afinal, são elas que permitirão manter um contato direto e eficiente com seus clientes.

Essas soluções podem ser utilizadas separadas ou em conjunto, a partir do atendimento multicanal. Escolher a segunda opção, inclusive, permitirá que você se destaque entre seus clientes e mantenha um trabalho cada vez mais próximo a eles.

Confira a seguir algumas das principais tendências de atendimento ao cliente na Era Digital:

Chatbots

Os chatbots são algoritmos ou códigos digitais programados para interagir com base em respostas programadas. Trata-se de um serviço de autoatendimento que pode servir, por exemplo, para fazer uma triagem inicial das dúvidas ou dos problemas dos clientes.

Uma das maiores vantagens de recorrer a essa alternativa é a sua disponibilidade.

Um chatbot funciona de maneira ininterrupta e está sempre pronto para ajudar o interessado. Como a velocidade de resposta é um fator importante, é possível encantar seus clientes.

Chat ao vivo

É preciso entender que chatbots têm algumas limitações naturais ao seu funcionamento. Uma solicitação não reconhecida ou uma dúvida fora do padrão fazem com que o recurso não entregue os resultados esperados.

Por isso, também é interessante contar com um sistema de chat “ao vivo”. Nessa modalidade, o cliente consegue falar em tempo real com seu atendimento. Dessa forma, é possível manter a velocidade de resposta sem perder a humanização envolvida no processo.

Sistema de tickets

O sistema de tickets é outra aposta do atendimento ao cliente que favorece a produtividade e aumenta a excelência do atendimento.

A partir dessa associação, cria-se fluxos de trabalho automático, seguindo a ordem de atendimento e a prioridade dos tickets. Ao finalizar o atendimento, o ticket é fechado.

Essa é uma forma de ter mais controle, visibilidade e acompanhamento do atendimento oferecido ao seu cliente. Para lidar com várias solicitações, essa pode ser uma solução recomendada.

Notificações em tempo real

Apesar de não formarem um sistema de atendimento, na prática, as notificações em tempo real favorecem a comunicação com o cliente. Essa é, inclusive, uma possibilidade para que os clientes acompanhem o atendimento.

Se a tecnologia é utilizada para facilitar o cumprimento da legislação, também pode ser aplicada para melhorar o contato com seus clientes e impulsionar o seu negócio.

Por que contar com um parceiro estratégico nessa empreitada?

Ao longo desse artigo você percebeu a importância de conhecer processos e ferramentas de atendimento ao cliente na Era Digital. Mas, tão importante quanto reconhecer as necessidades e tendências do atendimento ao cliente, é saber como aplicá-las.

Nesse quesito, a escolha de um bom parceiro faz toda a diferença. Contar com uma plataforma robusta e que ofereça recursos de atendimento ao cliente completos é a melhor alternativa.

Assim, você entregará uma experiência cada mais positiva aos seus clientes e se destacará em relação aos seus concorrentes. Como consequência, você ganhará visibilidade e atrairá mais negócios.

Fonte: osayk.com.br

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