Se sua empresa possui dívidas tributárias, é importante buscar formas de liquidá-las rapidamente, evitando que elas virem uma bola de neve e resultem em multas.
Assim, separamos 10 dicas para que você empreendedor lide com esse problema. Veja:
Realize um levantamento das dívidas tributárias da empresa
Para que o pagamento das dívidas seja realizado, é necessário ter em mãos uma relação dos fornecedores e tributos que estão com o pagamento em atraso, o valor dessa dívida e o percentual de juros que é acrescentado pelo atraso. Assim, organize os pagamentos em ordem de maior prioridade.
Entenda a causa do endividamento
Reconheça o motivo do atraso dos seus pagamentos. O Levantamento de Débitos te auxilia a identificar e evitar que novos débitos apareçam e que as dívidas antigas aumentem.
- Relacionamos aqui as principais causas de endividamento. Veja:
- Má gestão fiscal e tributária;
- Falta de planejamento;
- Cenário econômico desfavorável;
- Falta de assessoria contábil eficiente.
Entenda os diferentes tipos de dívidas e qual o momento da sua empresa
Existem as dívidas tributárias, relacionadas aos impostos e as não-tributárias, que são os pagamentos para o governo, como taxas de ocupação, indenizações ou serviços em lugares públicos.
Além disso é necessário saber quais os tributos relacionados ao seu negócio. Se estiverem em atraso, vale considerar a melhor forma de quitar a dívida e aqui, o contador tem um papel importante.
Evite as dívidas tributárias com o Planejamento Tributário
As dívidas tributárias possuem alto custo e comprometem as atividades do seu negócio.
Opte por ferramentas de automação para ajudar na regularidade dos tributos. Além disso, o Planejamento tributário é fundamental!
Verifique os empréstimos que compensam
As vezes é melhor optar trocar uma dívida que te impede de exercer suas atividades por um empréstimo que te dê melhores condições e que esteja de acordo com sua realidade.
Integre os processos da sua empresa
As dívidas tributárias podem acontecer dependendo de como o seu negócio está estruturado. Ou seja, é necessário ajustar esses processos. Vale ressaltar que integrar os processos é torná-los mais ágeis e otimizar o acesso às informações da empresa.
Corte seus gastos
Para realizar o corte de gastos, é preciso identificar os gargalos que comprometem o lucro do seu negócio, como desperdício de matéria-prima, funcionários ociosos, falta de planejamento, problemas com estoque etc.
O Planejamento tributários faz com que se evitem gastos na empresa.
Vale ressaltar que a falta de conhecimento tributário leva a gastos desnecessários.
Aumente suas vendas
Depois de enxugar os custos, é importante aumentar as vendas para que as condições de pagamento melhorem. Dessa forma, é importante saber sobre o mercado e analisar tudo o que está relacionado às vendas, como o público, sazonalidade, meios de divulgação etc.
Verifique oportunidades de renegociação de dívidas
Identificando quais são as dívidas e seus valores, vale considerar programas especiais de renegociação.
Tem à disposição uma assessoria contábil te auxilia a saber a melhor forma de renegociação.
Tenha uma contabilidade de confiança
A assessoria contábil te ajuda a gerenciar as demandas da sua empresa, buscando o melhor enquadramento tributário, por exemplo, que faz com que você pague mais ou menos tributos.
Dessa forma, conte com os especialistas da Solvção Contabilidade e faça um levantamento sobre a situação da sua empresa e a melhor forma de geri-la.
Fonte: OSP