Se previna de golpes e proteja como pessoa física e como empresa contra fraudes de assinatura digital.
As assinaturas de documentos por meio digital fazem cada vez mais parte do cotidiano do brasileiro. Ao mesmo tempo, é necessário redobrar a atenção, especialmente para evitar fraudes.
Aqui, elucidamos com dados, e eles assustam!
Segundo um levantamento da Serasa Experian, houve um aumento de 400% nas tentativas de fraude de assinaturas digitais em um período de dois anos.
Reforçamos que pessoas físicas e jurídicas precisam ter medidas efetivas contra golpes. Apesar de ser prática, a assinatura digital exige atenção!
Para auxiliar nesse processo de proteção contra fraudes, elencamos aqui algumas dicas essenciais que evitam golpes. Veja:
Valide o signatário
Tenha plataformas que verifique a identidade do signatário com algum autenticador, como bancos ou empresas certificadas.
Existem formas de validação variadas, seja por SMS, tokens, biometria ou senhas definidas.
Além disso, verifique se os dados batem com os documentos oficiais.
Atenção na segurança do documento
Utilize soluções que registram as modificações feitas no arquivo, garantindo que o processo tenha rastreabilidade e integridade.
Além disso, guarde os documentos assinados em plataformas que sejam seguras e que realizem backups com regularidade.
Fique de olho nos detalhes
Não acesse links ou abra anexos de remetentes desconhecidos.
Verifique se a URL da plataforma de assinatura é legitima antes de inserir qualquer dado pessoal.
Geralmente sites seguros levam antes do link o protocolo HTTPS. Esse dado assegura que o servidor protege os dados por meio de criptografia.
É importante verificar se o destinatário do documento é quem você espera.
Seu dispositivo sempre atualizado
Tenha seu computador protegido mantendo-o atualizado com antivírus, antispyware, etc.
Além disso, tenha senhas exclusivas e fortes, e, de preferência, diferentes para cada conta, além de alterar periodicamente.
Utilize ferramentas de segurança
É possível utilizar tokens para gerar senhas únicas e temporárias para assinatura documentos digitalmente.
Também existem plataformas que fazem autenticação biométrica, como reconhecimento digital ou facial, aumentando a segurança da assinatura.
Escolha plataformas que possuem certificados de segurança e proteção de dados.
Você sabia que dá pra assinar documentos de forma digital com validade jurídica, igual uma assinatura em cartório?
A SOLVÇÃO Contabilidade trabalha com todos os tipos de certificado digital, validando o processo desde o início e com a possibilidade de validação dos dados por meio de videoconferência, ficando tudo pronto no mesmo dia, sem que você precise sair da sua casa ou da sua empresa.