Comprar com CNPJ é uma excelente maneira de reduzir os custos quando você adquire bens, matérias-primas e insumos para a empresa.
Esses descontos são possíveis porque, comprando como Pessoa Jurídica, as cargas tributárias são menores que as direcionadas para Pessoas Físicas, fazendo o preço final ser mais baixo.
Além disso, com o número do CNPJ a compra diretamente com fornecedores se torna possível, o que elimina lucros acumulados, que são comuns quando há revenda por intermediários.
Mas, antes de tudo, o primeiro passo é Abrir um CNPJ e mantê-lo ativo e regular.
Por fim, é importante saber os produtos que podem ser comprados dessa forma e se realmente vale a pena comprar assim.
Então leia esse artigo e encontre suas respostas.
A forma de comprar com CNPJ pode variar, mas geralmente segue a seguinte ordem:
1 – Abra sua empresa
Ao abrir um CNPJ você regulariza seu negócio, garantindo o registro em órgãos importantes, como a Receita Federal.
Para que o processo seja realizado da forma correta, você deve ter o suporte de um contador, o que evitará escolhas erradas que podem comprometer o futuro do seu negócio.
2 – Pesquise onde estão os produtos e equipamentos para o seu negócio.
Ao pesquisar lojas e fornecedores que trabalham com o que você precisa, você terá uma visão de preços, qualidade e outros fatores que irão influenciar na sua tomada de decisão de compras.
3 – Confirmar se realizam vendas para Pessoa Jurídica.
Para evitar surpresas na hora do pagamento, é importante realizar essa confirmação de vendas para PJ, apesar de serem raros os fornecedores que não fazem esse comércio B2B.
4 – Veja quanto desconto irá conseguir
Além de verificar se o desconto existe e qual o percentual, tente explorar outras facilidades, como a forma de pagamento e parcelamentos.
Como os descontos funcionam?
O desconto funcionará de acordo com as regras das empresas vendedoras, ou seja, não existe nenhuma regra predeterminada.
Mas entenda alguns motivos das compras serem mais baratas para PJ:
1 – No atacado
Aqui, as aquisições são feitas em maiores quantidades, assim, o vendedor pode dar descontos com base no volume de compra.
2 – No varejo
Apesar de não trabalhar com grandes quantidades, os descontos vão variar de acordo com cada empresa, mas a grande maioria tem descontos para PJ.
3 – Diretamente do Fornecedor
Aqui, sem intermediários na relação de compra, é possível conseguir maiores descontos. O valor sem juros acumulados é popularmente chamado de “preço de fábrica”.
A lista do que comprar com CNPJ é extensa, desde bens que podem ser adquiridos em grande quantidade até veículos com componham a frota de carros da empresa.
Lembre-se do que explicamos no início desse artigo: O primeiro passo é abrir um CNPJ e, para isso, você pode contar com a Solvção!!