Sabemos que não é fácil manter um controle de pagamentos de clientes. Isso porque, na maioria das vezes, não é um processo que depende exclusivamente do empreendedor. Porém, há estratégias que podemos implementar para motivar o consumidor a pagar as suas dívidas em dia e, assim, não atrapalhar o seu fluxo de caixa.
Infelizmente, são frequentes as reclamações dos empreendedores relacionadas à inadimplência. São clientes que não realizam o pagamento das contas dentro do prazo ou possuem diversas faturas pendentes com algumas semanas de atraso.
Pensando nisso, preparamos este post para falar um pouco sobre o assunto. Continue a leitura!
O que é o controle de pagamentos de clientes?
O controle de pagamentos de clientes é a gestão de tudo o que a sua empresa tem a receber dos seus usuários.
É importante destacar que o sucesso empresarial tem uma relação íntima com o bom gerenciamento dos recursos e o recebimento deles, compreendendo o fluxo da caixa, por meio do contrabalanceamento do que entrará e do que sairá.
Logo, ter o controle do pagamento dos clientes e oferecer a eles caminhos viáveis para realizá-lo é um ato imprescindível.
Como fazer o controle de pagamentos de clientes em sua empresa?
Há diversas maneiras para realizarmos esse processo de forma eficiente e benéfica para todos os envolvidos. Confira algumas dicas infalíveis que separamos para você.
• Defina uma data de pagamento com os seus clientes
Uma das maneiras de realizarmos o controle de pagamentos de clientes é obtendo o consentimento deles para agendarmos uma data para a realização do pagamento, caso eles usem cartões de débito ou crédito em conta para a realização das transações.
Diante disso, os valores a serem pagos serão debitados de forma automática e muito mais prática.
Uma forma de realizarmos o controle de pagamento de clientes é disponibilizando um formulário online em seu site. A partir disso, o consumidor colocará as informações e agendará um dia mais viável para ele realizar o seu pagamento. Isso é uma excelente maneira de evitarmos atrasos nos pagamentos.
Com essa ideia, a empresa conseguirá receber os pagamentos com pontualidade e prevenir possíveis atrasos ou esquecimentos. Além do mais, os clientes ficarão mais seguros e sentirão o controle de suas finanças, com a garantia de que os serviços prestados não serão bloqueados.
• Ofereça flexibilidade
Ainda que os pagamentos automáticos ofereçam inúmeras vantagens tanto para os usuários quanto para as empresas, alguns consumidores podem ficar com receio na hora de agendar uma data fixa e, consequentemente, não ter uma flexibilidade para superar os problemas financeiros inesperados.
Diante disso, se deseja saber como realizar o controle do pagamento dos usuários é de suma importância que você tenha definido as opções para eles:
• possibilidade de poder solicitar alterações no pagamento uma semana antes do prazo estabelecido no vencimento;
• disposição em encontrar uma data de pagamento que beneficie tanto você quanto o consumidor, de forma que alivie as incertezas de ambos;
• oferecimento de uma opção de parcelamento e outras condições de pagamento facilitado, como o WhatsApp Pay.
Com a aplicação dessas dicas, sua empresa conseguirá manter uma excelente relação com os seus usuários e, assim, evitar pagamentos em atraso.
• Envie lembretes para alertar os seus usuários
Quem nunca pagou uma dívida em atraso simplesmente pelo fato de ter esquecido a data de pagamento? Isso é um problema bem corriqueiro. Para evitar essa falha, uma dica é enviar lembretes para os seus usuários.
Uma forma de realizar o controle dos pagamentos dos usuários é adotar alguns serviços online que automatizam a comunicação de pagamentos com os consumidores. Com a adoção desses sistemas, o envio de e-mails ou mensagens de texto para os dispositivos dos clientes será automático, alertando o cliente sobre o valor que deverá ser debitado.
Se houver a necessidade de realizar qualquer alteração no cartão ou na data de pagamento, eles poderão contatar seu negócio antes mesmo da transação ser realizada.
Por fim, certifique-se que o usuário tenha também uma cópia dos termos acordados, viabilizando a consulta a qualquer momento. Isso ajudará a reduzir futuros problemas em casos de um pagamento não autorizado, por exemplo.
Por que deve ser feito?
Ter um bom controle do pagamento dos seus clientes evita diversos transtornos para a sua corporação. É nítida a importância que uma boa gestão de pagamentos tem em impulsionar o desenvolvimento de toda a empresa.
Um empreendedor renomado fica sempre de olho em todos os setores do seu negócio. Isso porque a gestão financeira é vital para que todos os departamentos continuem funcionando de forma eficaz e lucrativa.
Dessa forma, é necessário ter muita atenção no momento de realizar a organização da gestão de controle de pagamentos de clientes. Estar ciente de que os seus débitos já estão quitados é o que traz diversos benefícios para a sua empresa.
Porém, se você ainda tem dificuldade para realizar tudo isso, não se assuste e fique calmo. Atualmente, existem diversas maneiras para resolvermos, como já mencionamos brevemente. Opte por aquela solução que mais se enquadre na sua realidade e nos objetivos da empresa.
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