Solvcao

Alvará de funcionamento: Quem precisa e como ter?

Alvará de funcionamento: Quem precisa e como ter?

Contabilidade Digital Consultiva

Todo estabelecimento, seja ele industrial, comercial ou uma empresa de prestação de serviços que possui movimentação de público, precisa dessa autorização da Prefeitura Municipal de onde a empresa está estabelecida, portanto, aqui você entenderá quem precisa e como ter um alvará de funcionamento para seu estabelecimento.

Quem é MEI também precisa de Alvará?

Após se cadastrar como MEI, você recebe um alvará provisório para a empresa.

Dependendo da cidade que ela está estabelecida, o documento pode ser gratuito ou não.

Como solicitar e quem emite o documento?

O Alvará é emitido pela Prefeitura da cidade onde a empresa está e, dependendo do município, o documento pode ser solicitado pela internet.

Como emito o Alvará pela internet ou presencialmente?

Para que o documento seja expedido, são necessárias algumas licenças.

– Corpo de Bombeiros: verifica as normas de segurança do local e informa quais as adequações necessárias para que tudo funcione corretamente;

– Licença Ambiental: Diversos órgãos estaduais e municipais do meio ambiente e Ibama podem expedir esse documento. Geralmente exigido para indústrias, mecânicas, empresas do ramo têxtil, químico, de obras, transporte, turismo etc.;

– Licença Sanitária: É a ANVISA ou Vigilância Sanitária da região quem aprova o documento, que é obrigatório para empresas que mexem com alimentação, produtos de higiene, medicamentos, produtos para a saúde etc.;

– Produtos de origem animal: O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento concedem o documento para empresas que possuem as atividades voltadas à produção de produtos de origem animal para consumo humano.

– Produtos químicos controlados: Responsabilidade da Polícia Federal para empresas com atividades relacionadas a produtos controlados.

E quais os documentos necessários para conseguir o Alvará?

  1. Planta do imóvel no qual o negócio está estabelecido;
  2. Cópia do IPTU;
  3. RG com CPF (original ou cópia) do responsável pelo negócio;
  4. Escritura do Imóvel e o Contrato de Locação, caso seja um imóvel alugado.

Quais os riscos de não ter um Alvará?

As empresas que não possuem o documento podem ser multadas ou fechadas. O valor da multa vai variar conforme a situação analisada pelo fiscal.

Além do fechamento do negócio, pode haver o caso de apreensão de mercadorias e bens e o empresário fica sujeito ao cancelamento do seu registro profissional.

E quais as vantagens de ter um Alvará de Funcionamento?

Além de ficar livre de ganhar uma multa ou ter sua empresa fechada, uma grande vantagem é a segurança por estar atuando dentro da lei.

A segurança é proporcionada aos clientes e a todos que frequentam seu negócio tendo em vista que seguirá conforme todos os protocolos exigidos, firmando o compromisso de boa convivência e ética com a comunidade a qual sua empresa está inserida.

Por fim, com relação aos custos de um Alvará de Funcionamento, dependerá do município de onde está a sua empresa.

Para essa e demais regularizações da sua empresa, desde sua abertura, você pode contar com a SOLVÇÃO Contabilidade! Aqui, nós trabalhamos de forma ágil e responsável por um Valor Justo, que cabe no seu bolso!

Fonte: Contabilizei

Precisando de especialistas para cuidar da contabilidade da sua empresa e ter mais tempo para se dedicar à administração e aos novos projetos?

Aqui na Solvção você encontra o que precisa! Nós cuidamos de toda a sua contabilidade enquanto você foca nos seus negócios!
plugins premium WordPress