O ambiente digital é ilimitado. Assim, seu cliente pode chegar ao seu e-commerce de diversas formas e de qualquer lugar do mundo.
Num cenário como esse, a proteção de compra é necessária para amparar tanto seus possíveis clientes quanto seu e-commerce.
Foi identificado por meio de análises que os fraudadores têm se concentrado, principalmente, nos estágios iniciais da jornada de compra, como alterações de cartão e dados de entrega.
Dessa forma, este é o momento de se defender de armadilhas na jornada do cliente do início ao fim!
Proteção de compra: o que você precisa saber
– Evita perda financeira quando uma compra é questionada pelo titular do cartão por fraude;
– Impede que compras verdadeiras sejam confundidas com fraudes, evitando recusa indevida pelo e-commerce;
– Evita desperdícios com gastos logísticos, taxas de processamento, perda de estoque e investimento em marketing;
– Avalia transações instantaneamente, protegendo-se de atrasos na confirmação de pedidos e na entrega;
– Permite uma experiência de compra mais fluida ao consumidor, impedindo erros nas compras online, que podem resultar em desistência e abandono do carrinho.
Potencializando a proteção de compra
Ofereça uma experiência de compra mais segura aos seus consumidores.
Há uma série de medidas que podem evitar golpes sem comprometer ou causar gargalos na experiência do usuário.
1 – Invista em segurança de dados
Garantir a segurança dos dados dos clientes evita que eles sejam roubados durante o Check-out. Isso pode ser feito da seguinte forma:
– Criptografia de dados, como o certificado SSL (Secure Sockers Layer);
– Recomendação de senhas fortes na criação de cadastro;
– Investimento em plataformas seguras de e-commerce, evitando problemas futuros.
2 – Verifique as vulnerabilidades
Podem aparecer falhas no site sem que o time do e-commerce perceba.
Por isso é essencial garantir a proteção de compra, realizando testes no seu site com frequência.
Invista em serviços especializados nessa área, pois vão analisar os detalhes do site e procurar possibilidades de falha que podem comprometer os dados do cliente.
Veja algumas vulnerabilidades que podem ocorrer, mas que podem ser evitadas:
– Vulnerabilidade XSS: Falha em aplicações que permite o uso de códigos maliciosos por parte dos criminosos para capturar os dados dos clientes;
– Manipulação do HTML: Falha que permite manipular o código HTML da página, incluindo a alteração de valor dos produtos do e-commerce;
– Pharming: Captura o tráfego e redireciona para uma página falsa, parecida com a original, fazendo com que o cliente insira seus dados sem perceber.
3 – Faça backups
Problemas no sistema podem colocar milhares de dados de clientes em risco, prejudicando a proteção de compra e a reputação do e-commerce.
Assim, os servidores que guardam essas informações precisam ter backups em ambientes seguros que possam ser recuperados com facilidade.
4 – Escolha um bom processador de pagamentos
O processador de pagamentos é a entidade que movimenta os valores do cliente para a conta do e-commerce.
Caso não seja um serviço de qualidade e que invista em proteção contra falhas, pode resultar em prejuízos para o seu negócio e seu cliente.
5 – Tenha uma plataforma antifraude como parceira
Muitos problemas podem ser evitados utilizando a tecnologia antifraude correta, como a perda de vendas, desperdício de recursos, em geral, a diminuição da reputação do seu e-commerce.
Os custos causados por fraude podem prejudicar o negócio de forma irreversível.
Além disso, um antifraude será capaz de bloquear as tentativas de fraude e aumentar sua aprovação de pedidos.
Essas medidas são essenciais para garantir uma experiência segura e fluida do seu e-commerce.
Fraudes e falhas podem despencar a reputação de um site, potencializado pela voz dos usuários por meio digital.
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