A Holding Familiar é uma solução do mundo corporativo, auxiliando em questões de herança, sucessão e redução no pagamento de impostos de forma legal.
Como uma estratégia empresarial, as Holdings começaram a ser utilizadas no universo familiar com o fim de proteger o patrimônio, para evitar brigas ou porque a tributação para transmitir bens é menor do que uma herança tradicional.
A Solvção Contabilidade separou as vantagens e desvantagens de ter uma Holding Familiar. Veja agora como ela funciona e os casos que vale a pena manter essa estrutura.
O que é uma Holding e pra que serve?
A Holding é uma empresa e uma forma de grupos econômicos unirem forças e criarem uma estrutura que cuide de uma empresa ou uma grande quantidade de atividades.
Quais os tipos de Holding?
São basicamente dois tipos de Holding a mencionar:
- Holding Pura: Tem a finalidade de participar de outras empresas ou sociedades.
- Holding Mista: Além de participar de outras sociedades, tem fins lucrativos. Ou seja, tem o objetivo de gerar retorno financeiro aos seus participantes.
O que é Holding Familiar?
É uma empresa criada para cuidar e controlar o patrimônio de uma família e tem como principal objetivo o melhor aproveitamento dos bens familiares e otimizar o pagamento de impostos.
Entre o que pode ser administrado, destacamos:
- Imóveis e valores mobiliários;
- Automóveis;
- Contas correntes e investimentos;
- Cotas ou empresas inteiras.
A lógica da Holding Familiar é a seguinte: os bens deixam de pertencer a uma única pessoa e deixam de ser transmitidos por herança (sujeito ao ITCMD – Imposto de Transmissão por Causa Mortis ou Doação), o patrimônio de toda a família pertence à empresa.
Dessa forma, com uma herança por morte, não é necessário pagar imposto de sucessão dos bens – somente da participação da pessoa na Holding Familiar.
Como a Holding Familiar Funciona
Funciona como uma facilitadora para gerenciar bens de uma família, o que também auxilia nas questões tributárias e de organização financeira do patrimônio como um todo.
No caso de famílias abastadas ou muito grandes, é comum que a gestão da Holding seja feita por profissionais.
Em famílias com menos posses, a gestão é conduzida pelo fundador, responsável por cuidar dos imóveis, investimentos e empresas, além de programar a divisão do patrimônio.
As vantagens da Holding Familiar
Existem muitas vantagens para quem quer construir uma Holding Familiar, focando em manter o patrimônio da família ao longo dos anos e gerações. Veja:
Sucessão
Brigas e conflitos acontecem por disputas de um determinado bem na família.
Com a Holding Familiar, esse problema deixa de existir, pois os bens são divididos entre todos, de acordo com sua participação na empresa.
Além disso, é possível especificar os herdeiros que vão ocupar cargos importantes na administração da Holding.
Planejamento Tributário
O Imposto de Renda, por exemplo, tem alíquotas maiores para pessoas físicas em relação a uma Holding Familiar. É importante lembrar que esse tipo de estrutura está dentro da Lei.
Agilidade
A rapidez para a tomada de decisão é uma vantagem importante. As questões de relacionamento podem ser substituídas com base jurídica e organização, buscando entender como ficam os ativos em caso de qualquer imprevisto.
Litígio
Os desentendimentos familiares afetam os bens de uma família, mas quando existe uma holding familiar, a divisão se torna muito mais clara.
Isso porque não há disputas sobre o patrimônio, mas uma divisão de cotas da holding, que é previamente conhecida por todos.
As desvantagens de uma Holding Familiar
Como tudo, uma Holding Familiar também tem algumas desvantagens, ainda mais se a estrutura não foi feita de forma profissional. Veja!
Falta de planejamento
É preciso planejar tudo para que as vantagens já mencionadas sejam reais. Isso vale para a parte tributária e para a administração da companhia.
Também é importante definir papéis: cada membro da família deve saber suas tarefas para que ela funcione adequadamente, trazendo os benefícios desejados.
Falta de conhecimento
Não saber o que está sendo feito com os negócios da família é algo que pode afetar muito a holding familiar. Sempre consulte advogados especializados para evitar erros.
Custo de manutenção
A Holding Familiar também possui um custo de manutenção, impostos para pagar e muitas responsabilidades. Dependendo do tamanho do patrimônio, pode não fazer sentido incluir os bens da família nessa estrutura.
Ao ter a ideia de abrir uma Holding Familiar, tenha um rascunho de como será essa sociedade, estabelecendo papéis para cada participante.
A partir da quantidade de bens e sócios, além do advogado é interessante contratar a assessoria da SOLVÇÃO para te auxiliar nos processos burocráticos!