O início de cada ano é marcado pela necessidade de renovação. Dessa forma, vale rever as habilidades empresariais e competências que você tem ou pretende desenvolver.
Esse exercício se trata de uma reflexão sobre suas habilidades e capacidades como gestor, abrindo um novo horizonte para novas competências que favoreçam seu ambiente de trabalho e seu negócio como um todo.
Aqui vamos destacar algumas habilidades requisitadas nesse meio. Vem com a gente!
1 – Ter uma visão estratégica e inovadora
Esse artigo não se trata de suposições de coach de Recursos Humanos. De fato, qualquer profissional, seja empreendedor, administrador ou simplesmente estando inserido em um projeto, deve-se ter uma visão estratégica do negócio.
Simplificando, para a empresa ter ações de maior produtividade, resultados e satisfação entre os envolvidos, é necessário verificar seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e desafios e proporcionar o processo de inovação.
Utilizar recursos estratégicos são escolhas que fazem parte dessa visão. Métodos mais ágeis de gestão, automação de processos e, inclusive contar com uma Contabilidade Digital Consultiva estão inclusos nesse exemplo.
2 – Networking
Ter uma ampla rede de contatos é essencial a todo gestor, pois é necessário poder contar com parceiros, fornecedores, amigos, investidores e colaboradores na rotina do seu negócio.
As novas tecnologias permitem um maior alcance de contatos e da comunicação facilitada.
Abuse dos recursos digitais para aumentar sua rede de relacionamento, mas não deixe de lado a parte humana e a pessoalidade das suas relações.
3 – Se comunique com eficiência
É uma habilidade de excelência, que necessita de recursos que façam com que suas ideias e informações sejam compreendidas da mesma forma por diferentes públicos.
Além de saber passar a informação, é preciso dominar os recursos e diferentes linguagens – este tem sido cada vez mais exigido pelo mercado, principalmente para cargos de gestão.
Outros pontos importantes são sobre saber ouvir além do que foi dito, dar feedbacks e refletir sobre as informações que chegam até você, sem supor ou promover uma resposta erroneamente de forma imediata.
4 – Saber vender
Mesmo não atuando diretamente na área de vendas, todo gestor precisa entender sobre esse processo, afinal as vendas permitem a sustentabilidade do negócio.
Além de técnicas e estratégias para orientar sua equipe, as metas e objetivos do seu negócio precisam ser traçadas.
5 – Gerar diferenciais
Com um mercado cada vez mais competitivo é importante criar diferenciais competitivos dentro do seu negócio antes mesmo de buscar esses recursos externamente.
Esse processo exige uma mudança na cultura organizacional e empenho nessas novas práticas de gestão.
Com ações organizadas pela gestão, os resultados podem ser incríveis e mais proveitosos dentro de um novo mercado mais competitivo.
Fonte: OSP