BLOG

Você sabe o que são demonstrações contábeis e qual sua importância para a empresa?

As demonstrações contábeis são um conjunto de documentos financeiros que toda empresa societária deve fornecer ao público de interesse, ou seja, acionistas ou sócios.

Basicamente, esses materiais devem conter o cenário atual da companhia como fluxo de caixa, entre outras informações financeiras.

A lista desses documentos obrigatórios é bastante extensa e exige do setor responsável bastante organização e transparência. As demonstrações contábeis de empresas são compostas por:

• Balanço Patrimonial;

• Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

• Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);

• Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA);

• Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);

• Demonstração do Valor Adicionado (DVA);

• Notas Explicativas.

A lei permite que, a empresa que entregar o DMPL, esteja isenta de apresentar o DLPA. Isso porque as informações contidas no último fazem parte da demonstração das mutações do patrimônio líquido.

Conheça os 7 tipos de demonstrações contábeis

1- Balanço Patrimonial

Esse documento mostra o cenário atual financeiro da companhia. Trata-se de um panorama visual que apresenta todo o patrimônio que a empresa possui, sejam bens ou dinheiro em caixa, por exemplo. Ou seja, é um item essencial das demonstrações contábeis. 

É no Balanço Patrimonial também que estará contido as informações sobre quais são os direitos e obrigações da empresa, como valor a pagar para fornecedores e a receber dos clientes.

Essa ferramenta não permite, por exemplo, verificar a evolução ou problemas financeiros da empresa, já que não mostra as ações rotineiras, mas sim um cenário estático.

2- Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE)

A análise de DRE já é um balanço financeiro mais completo, além de ser uma ferramenta simples de ser compreendida nas demonstrações contábeis. 

Nele constam todas as movimentações financeiras do fluxo de caixa como:

• Receita Total;

• Impostos;

• Despesas operacionais e com custos de bens e serviços.

3- Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)

O DMPL demonstra quais foram as mudanças no patrimônio líquido da empresa, ou seja, o quanto a empresa ganhou ou perdeu de bens durante o período escolhido. 

Por meio desse documento de demonstrações contábeis é possível saber se a empresa enriqueceu ou não entre uma avaliação e outra.

4- Demonstrações de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA)

Caso não queira ou não precise fazer o DMPL, a DLPA é um documento mais simples de ser feito e, normalmente, as empresas optam por fazer essa demonstração no final do ano. É ela que mostra no que o lucro líquido da empresa está sendo utilizado.

Por exemplo: uma empresa pode utilizar o seu lucro líquido, que é apontado no DRE, para diversas funções, entre elas:

• aumento de capital;

• pagamento de dívida;

• reserva de lucro.

5- Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)

Por meio deste documento será registrada toda a movimentação do caixa da empresa, ou seja, todo o dinheiro que entra ou sai.

Nenhum setor financeiro de uma companhia deve atuar sem criar essa demonstração contábil desde o primeiro dia de funcionamento do negócio.

6- Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

É o documento que compila todo o valor monetário conquistado pela empresa durante o período das demonstrações contábeis. É a ferramenta que vai incluir como foram conquistados os lucros da empresa e como foram utilizados naquele exercício específico.

7- Notas Explicativas

Notas Explicativas são explicações sobre os números e dados apresentados em cada ferramenta. Existem na lei as informações básicas das notas explicativas, mas espera-se que a área financeira esclareça o que os documentos não esclareceram por si só. 

A Solvção está à disposição para ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, é só entrar em contato com a gente pelo telefone 11 4858-4085 ou WhatsApp 11 95050-1217 ou e-mail: contato@solvcao.com.br

Precisando de especialistas para cuidar da contabilidade da sua empresa e ter mais tempo para se dedicar à administração e aos novos projetos?

Aqui na Solvção você encontra o que precisa! Nós cuidamos de toda a sua contabilidade enquanto você foca nos seus negócios!

WhatsApp chat

Esse site Utiliza cookies para uma melhor Experiência. para mais informações conheça nossa política de privacidade